Conjunto defronte ao mar é visita obrigatória em um dos lugares mais lindos do Centro Histórico. Erguida em 1722, a Igreja de Santa Rita e os prédios ao redor passaram a ser a imagem que identifica Paraty no mundo.
O templo abriga o Museu de Arte Sacra, que oferece rico acervo de objetos e utilitários em ouro e prata, imagens de santos, mobiliário e peças de época.
Podem se apreciar também os candelabros que iluminavam capelas e igrejas antigamente; um anjinho que fica na janela e bate a cabeça em agradecimento ao receber moedinhas dos passantes e o equipamento multimídia com depoimentos de representantes de todas as religiões professadas no município e em três idiomas (português, inglês e espanhol).
Veja fotos:
A igreja funcionou como matriz, ainda no século XVIII, em substituição à Sé, que então se encontrava em precário estado de conservação e incapacitada de atender à crescente população da cidade. O conjunto encontra-se tombado pelo IPHAN desde 1952.
Confira imagens inéditas:
Erguida pela Irmandade de Santa Rita dos Pardos Libertos, data de 30 de junho de 1722 sob a invocação original de Menino Deus, Santa Rita e Santa Quitéria.
Nota © – Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso das fotos deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.com
Localização: