Home > Atualidade > Destaques > Praias e Ilhas de Paraty

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Praias e Ilhas de Paraty

Praias

Pequenas ou extensas, selvagens ou badaladas, com águas cristalinas em tons de verde e azul: conhecer as praias paradisíacas de Paraty é um dos passeios mais procurados, além de ser absolutamente imperdível. Com seu litoral extenso e recortado, Paraty integra a chamada Costa Verde do Rio de Janeiro.

saco-da-velha-1

Saco da Velha

Em cerca de 300 praias de beleza incomparável é possível praticar esportes náuticos e atividades como vela, canoagem, pesca esportiva, surfe, mergulho, caminhadas, divertidos passeios de saveiro ou requintados e exclusivos passeios de lancha.

As praias ficam afastadas da cidade e a melhor maneira de conhecê-las é fazendo um passeio de barco, incluindo Jurumirim, Vermelha, da Lula, da Conceição e Da Velha. Quem busca praias desertas deve optar pelos passeios que seguem para Paraty-Mirim, Saco do Mamanguá, Cajaíba, Martim de Sá e Ponta Negra. Para apreciar alguns dos cenários mais bonitos da região, como a rústica praia do Sono e as piscinas do Caiaxadaço, visite a vila de Trindade.

Sentido Rio de Janeiro

praia-do-pontal-2– Praia do Pontal:
Localizada no centro da cidade, à margem esquerda do rio Perequê-Açu, possui vários quiosques onde é possível tomar caipirinhas e se deliciar com comidinhas pra lá de gostosas. Há também pousadas, hostels, camping e aluguel de caiaques. Apesar do bonito visual, essa praia não é adequada para banho, mas é possível passar momentos muito agradáveis.

praia-jabaquara-2– Praia de Jabaquara:
Extensa e famosa pela sua lama medicinal, utilizada pelo famoso Bloco da Lama durante o Carnaval. Jabaquara é um bairro muito próximo ao centro de Paraty, com uma grande variedade de pousadas e hotéis, e muitos quiosques e restaurantes. Como não poderia ser diferente, a especialidade são os frutos do mar, mas encontra-se opções para todos os gostos. No final da praia, está a Toca do Kassununga, que é um antigo cemitério indígena.

praia-grande-1– Praia Grande:
O conforto da urbanizada Praia Grande tem um toque caiçara: é uma vila de pescadores que garante peixes fresquinhos todos os dias. Para quem gosta dos frutos do mar, os restaurantes da orla são um prato cheio! A costa tem um cenário único, com casas de veraneio, cais, bares e pousadas. Para quem quer aproveitar o mar, dá para pegar um barco para visitar a ilha do Araújo, bem em frente à praia.

prainha-da-praia-grande-1Prainha da Praia Grande: Uma trilha de 300mts, que sai do canto esquerdo da Praia Grande, leva a esta bela praia. Prainha é pequena, com areia grossa de tom avermelhado. Não conta com a mesma infraestrutura que sua vizinha urbanizada, Praia Grande, porém, o isolamento e a paisagem composta de águas claras fazem valer a visita. Para os banhistas há uma ótima oportunidade de tomar um bom banho de sol e de mar. Possui um único e bem montado bar.

praia-sao-goncalo-1– São Gonçalo:
Extensa e muito procurada pelos turistas, possui fina areia branca e águas claras, oferecendo momentos de grande relaxamento e lazer. O canto direito é particularmente bonito e pouco frequentado, e no canto esquerdo deságua o rio São Gonçalo, ótimo para se refrescar depois de um belo dia de sol. Existem bares onde fazer refeições rápidas. Tem vista deslumbrante das ilhas do Pelado e outras.

– Tarituba:
Esta vila possui aproximadamente 900 habitantes, a maioria vive da pesca e do turismo. É ponto de concentração de embarcações pesqueiras que aportam no ancoradouro local ou nas proximidades, dentro da sua enseada. Existe um píer no centro da praia, de areia avermelhada e águas claras, com bares e restaurantes caiçaras ao redor. Dali tem-se a vista de várias ilhas, como a do Breu, Comprida, do Cedro, do Caroço e do Pelado.

Veja fotos:

praia-pontal-paraty-4praia-jabaquara-paratypraia-corumbe-paraty-2praia-grande-paraty-8prainha-paratyprainha-paraty-2praia-sao-goncalo-paraty3praia-sao-goncalo-paraty4tarituba-paratytarituba-paraty-6

 

Sentido São Paulo

– Enseada de Jurumirim:
Recanto preferido do navegador Amyr Klink, onde é possível ver sua antiga casa. Praia tranquila e de mediana extensão, considerada um recanto especial, muito propício para o descanso. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar calmo de águas esverdeadas, muito indicada para o banho. Cercada por mata nativa preservada, algumas amendoeiras fornecem sombra para os visitantes, enquanto coqueiros enfeitam a paisagem.

praia-vermelha-1– Praia Vermelha:
A 60 minutos da cidade, a Vermelha é uma das praias mais frequentadas de Paraty. Ótima opção durante a alta temporada, principalmente para os que gostam de praias mais agitadas. Com um belo visual, possui uma espaçosa faixa de areia clara e mar tranquilo de águas transparentes, ótimo para o banho. O local é ponto de parada dos saveiros, lanchas e escunas de passeio. Possui boa infraestrutura, com bares que servem bons pratos e bebidas, além de fornecerem banheiro e chuveiro de água doce.

praia-da-lula-1– Praia da Lula:
Com um visual rústico, é uma estreita faixa de areia que agrada aos que gostam de tranquilidade e vida simples. O local tem sua beleza natural conservada e um clima agradável, o que o torna muito atraente para quem está a passeio pela costa de Paraty. Costuma receber escunas, saveiros e lanchas com turistas. Na maior parte do tempo fica deserta, mas moradores próximos frequentam o lugar. Com areia dourada, possui mar tranquilo, de um azul magnífico.

– Praia do Saco da Velha:
Localizada na Baía da Preguiça, o acesso é possível através de barcos que podem ser fretados em Paraty-Mirim ou no Cais de Turismo de Paraty. Praia de grande beleza e tranquilidade, é uma ótima opção para os que procuram um belo local para descansar e desfrutar de um belo dia. Possui águas calmas e transparentes, excelentes para mergulho de snorkel. Costuma receber alguns turistas durante a alta temporada, que chegam até o local através de passeios de barco pela região, na procura do visual paradisíaco do lugar.

Confira imagens:

juatinga-paraty-cvb-003roteiro-caicara-paraty-cvb-roteiro-caicara-paraty-cvb6roteiro-caicara-paraty-cvb7trindade-paraty-cvb-008trindade-paraty-cvb-009trindade-paraty-cvb-012praia-da-lula-paraty-4praia-vermelha-paratypraias-paraty-mirimmartim-de-sa-paratypraia-do-cruzeiro-paraty-1saco-da-velha-paraty-clubpraias-paraty-trindade-10praia-grande-cajaiba-3

 

praias-paraty-mirim– Paraty-Mirim:
Uma enseada de águas calmas, areias brancas e coqueiros tortos dão o marco paradisíaco a esta praia. A vila era uma alternativa ao Porto de Paraty para o escoamento do ouro e outras transações comerciais na época colonial. Durante o ciclo do café, era também ponto de desembarque de escravos, muitas vezes ilegal. A partir do século XIX, o lugarejo entrou em decadência. Algumas lembranças desse tempo são a pequena Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1746, e ruínas de vários outros casarões. Atualmente existe no local uma vila de pescadores, alguns bares, e casas de veraneio nas encostas.

– Praia do Cruzeiro:
É considerada o “centro cívico” do Saco do Mamanguá. De mediana extensão, costuma receber um bom número de turistas. Na realidade, existem duas praias do Cruzeiro, uma seguida da outra. Na primeira há um riacho e um mangue, algumas casas de veraneio e de pescadores. O morro atrás forma um alto pico de pedra, conhecido como Pão de Açúcar (1050 metros). Existe uma trilha íngreme para chegar até essa pedra, com ótima vista para do Saco e da região.

praia-grande-cajaiba-Praia Grande da Cajaíba:
Esta bela praia agrada por seu visual deslumbrante e tranquilidade. Cercada de Mata Atlântica, com águas cristalinas e areias fofas, recebe alguns turistas durante o verão, mas o restante do ano fica praticamente deserta. No canto esquerdo tem bares rústicos de onde sai uma trilha de nível fácil para duas bonitas cachoeiras. Amendoeiras enfeitam e sombreiam o lugar, e mergulho de snorkel e caiaque são boas opções, além de uma boa caminhada pela longa faixa de areia.

martim-de-sa-paraty– Martim de Sá:
Selvagem e bela, Martim de Sá é deserta, tem areias finas e claras e suas águas são limpas, transparentes, esverdeadas, frias e agitadas, ideais para a prática de surfe. Cercada por vegetação nativa, existe uma bela cachoeira próxima à praia, formada pelo córrego da Cachoeira Grande. Não possui nenhuma infraestrutura, mas o único morador do local permite o camping em seu terreno. O acesso é feito por trilha de 60 minutos a partir da praia do Pouso. A pesca também é uma opção de passatempo.

Ilhas

O extenso e recortado litoral de Paraty começa no Distrito de Mambucaba (divisa com Angra dos Reis) e termina na Vila de Trindade (divisa com Ubatuba). Nele se insere a Baía de Paraty, com 65 ilhas. A região é repleta de reentrâncias naturais, favorecendo a implantação de marinas, ancoradouros e pequenos estaleiros.

O território municipal integra a região turisticamente conhecida como “Costa Verde” fluminense, ao sul do estado do Rio de Janeiro, onde vem se desenvolvendo um dos maiores parques náuticos do país. Os passeios de escuna são uma das melhores maneiras de conhecer algumas das muitas ilhas da região.

A maioria das ilhas de Paraty são um paraíso exótico a ser explorado, onde os visitantes dispõem de várias atrações durante o dia: passear de barco, tomar sol, caminhar pela areia entre a vegetação, tirar fotos, andar pelas trilhas e ocasionalmente encontrar alguma preguiça, ou esquilos e macacos, sempre dispostos a uma brincadeira. Você pode ainda mergulhar junto a corais e à rica fauna marinha.

Destaques

ilha-da-bexiga-paraty– Ilha da Bexiga:
Esta ilha pertence à família do famoso navegador Amyr Klink, que nela mantém moderna casa com gramado e píer de atracação. É parcialmente coberta por vegetação, exceto na parte norte. Sua única praia, à oeste da ilha, com apenas 30m, localiza-se no interior de uma pequena enseada. Uma trilha na encosta conduz ao ponto mais alto da ilha (45m), onde se encontram as ruínas do forte da Bexiga, um dos 7 fortes que compunham a defesa de Paraty.

– Ilha Duas Irmãs:
São duas extraordinárias ilhas tropicais com exuberantes jardins, banhadas pelas tranquilas, transparentes e acolhedoras águas da baia de Paraty. Localizadas entre a Ilha Rasa e a Ilha da Bexiga, possuem pequenas formações rochosas bem próximas uma da outra. A maior possui cais para desembarque e uma pequena praia de areia fina e clara que durante a maré alta desaparece. Abriga o restaurante Kontiki, especializado em frutos do mar.

ilha-rasa-paraty– Ilha Rasa:
É uma das mais interessantes ilhas da região. Possui uma praia com águas cristalinas, rica fauna e flora marinha, e vista para a cidade de Paraty. O translado pode ser feito todos os dias do cais do centro da cidade em aproximadamente 15 minutos.

ilha-do-araujo-paraty– Ilha do Araújo:
É a segunda maior ilha da baía de Paraty. Em torno dela existem 4 lindas praias: Salvador Moreira e Pontal (leste) e Tapera e Brava (oeste). A ilha está localizada a 6 milhas de Paraty. É urbanizada e possui bares, restaurantes, pousadas e estaleiros. Pratica-se camping em áreas determinadas. A comunidade, tipicamente caiçara, vive quase que exclusivamente da pesca e está concentrada junto à igreja de São Pedro, na praia do Pontal (lado oeste). Praticamente todo o lado leste da ilha, com vista para a baía de Paraty, foi vendido para pessoas de fora que construíram casas de veraneio.

– Ilha do Algodão:
Localizada a 45 minutos do cais da cidade, a ilha do Algodão é a maior de Paraty e fica entre as pontas do Arpoador e da Cajaíba. É ideal para mergulhos e rica pela diversidade de animais e vegetação, sendo excelente ponto de pesca. Nela vive uma comunidade pesqueira com igreja e escola rural, servida por 2 píers de atracação. Sua maior atração é o Restaurante do Hiltinho, especializado em peixes e frutos-do-mar.

ilha-da-cotia-paraty-club-4– Ilha da Cotia:
É considerada um dos melhores pontos de ancoragem da região. Possui duas praias de águas claras (uma de cada lado da ilha) conectadas por um beco de 50mts onde há sombra e é possível fazer um pic-nic. Está localizada na baía de Paraty-Mirim, e no caminho é possível visualizar o ladosul da bela ilha do Algodão. Em volta da ilha encontra-se uma fazenda marinha para criação de mexilhões, que é bastante visitada. No período colonial, foi local de comércio ilegal de ouro e tráfico de escravos.

– Ilha do Ventura:
Localizada próxima à Pedra da Graúna, a 60 minutos de barco de Paraty, possui intensa cobertura vegetal com árvores remanescentes da Mata Atlântica, pontilhada por palmeiras e coqueiros. Existe apenas uma pequena e acolhedora praia, sombreada por pitangueiras.

ilha-do-cedro-paraty-club-8– Ilha do Cedro:
Situada a 12 milhas náuticas de Paraty, possui uma ancoragem muito bonita, com duas praias e águas claras. A praia mais ao norte está localizada numa pequena enseada excelente para pernoite de embarcações. A praia mais ao sul possui algumas casas de pescadores e uma bica de água para aquele banho. Localizada entre a Laje Preta e a Ilha do Caroço, sua cobertura é formada de árvores de pequeno e médio porte.

ilha-do-pelado-pol– Ilha do Pelado:
Este é um dos passeios clássicos para quem pretende desfrutar das mais belas águas de Paraty. Passar o dia na ilha do Pelado, degustar frutos do mar e mergulhar na costeira é uma experiência única. A ilha fica próxima à divisa de Paraty e Angra, a 33 km de distância do centro de Paraty. Para visitar a ilha, pegue um barco da praia de Tarituba, no km 542 da Rio-Santos, (na alta temporada e feriados também é possível conseguir embarcação a partir da praia de São Gonçalo, bem em frente da ilha).

Comente esta matéria:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*