Projeto fotográfico interativo regista temas, personagens e locais brasileiros.

Porta no Centro Histórico de Paraty
Após percorrer quase dez mil quilômetros pelos três estados da região sul, o projeto fotográfico Expedição Brasil passou recentemente por terras paulistas e aportou no Rio de Janeiro. A empreitada consiste na excursão do fotógrafo Renan Rosa, durante oito meses, pelas cinco regiões do nosso país. Em foco, o retrato das pessoas, seus trabalhos, seus costumes e dos lugares que vivem. Além da região de Paraty, a capital e Volta Redonda entraram na rota.
Nesta viagem pelos cantos brasileiros, Renan Rosa percorre – contando com a assistência do também fotógrafo Pedro Malamam – as mais diversas paisagens brasileiras captando cada detalhe e transpondo com toda a sua emoção para o universo da fotografia.
Como resultado, os dois trazem na bagagem um riquíssimo acervo social, cultural e paisagístico, que será transformado em um livro fotográfico bilíngue. A publicação contará com mais de duzentas imagens – sendo mais da metade fotos desta expedição, e outras muitas imagens feitas por Renan durante os doze anos em que viajou fotografando diversas partes do mundo.

Saco do Mamanguá
Através desse paralelo, o artista busca incitar a percepção do público sobre as semelhanças encontradas em regiões tão distantes no globo terrestre. Rosa deseja também estimular uma visão crítica acerca das fronteiras que nos delimitam e separam. Quem não vai viajar junto, mas endossa a equipe técnica é o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, que fará a curadoria do livro.
Por trás das lentes
Renan Rosa é fotógrafo, designer fotográfico e editor de fotografia com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior, onde já realizou várias exposições como na Alemanha, Israel, Grécia e Estados Unidos.
Foi um dos vencedores do Concurso Fotográfico Internacional IODPC em 2009. Tem fotos publicadas em várias revistas brasileiras e internacionais.
Em 2009 foi selecionado pela fundação FIESP- SESI Cultural para exposições por todo o Estado de São Paulo durante 5 anos, com dois projetos de exposição “O Flaneur da Babilônia” e “O Olhar do Minotauro”. Renan viajou durante 12 anos, por iniciativa própria, por todo o mundo o que lhe deu muita experiência e aprimoramento técnico. O resultado é um trabalho rico e sensível. Neste momento, Renan se propõe a viajar pelo Brasil por oito meses para registrar nossa gente e nosso país.
A Expedição Brasil é uma realização da empresa Base Cultural Produções Artísticas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da empresa Spectrum Geo do Brasil – Servicos Geofisicos Ltda.
Comente esta matéria: