Exposição de arte manual, mostra de fotos, sessões de filmes, shows, apresentações de dança e teatro, bate-papo sobre cultura e arte e muitas brincadeiras. A primeira edição do Festival de Arte e Cultura Cairuçu, que acontece numa tenda no Sítio Águas Lindas, no bairro do Patrimônio, em Paraty, de 6 a 8 de novembro, traz atrações variadas e imperdíveis, que têm tudo para entrar no calendário da cidade.
As atividades são resultado das oficinas que vêm sendo realizadas com crianças, jovens e adultos ao longo deste ano nos três Centros de Educação Integral Cairuçu (CEICs): Laranjeiras, Patrimônio e Ponta Negra. Os CEICs são uma iniciativa da Associação Cairuçu para levar de graça à população de Paraty mais ações ligadas educação, esporte, cidadania e cultura.
O fio que enlaça essa história desde o início é o brincar. Foi essa ação que conduziu as atividades educativas praticadas – igualmente por adultos e crianças – nos CEICs durante o ano. Nas horas passadas nas quadras das comunidades, na praia ou nos centros, coordenadores, educadores, monitores e crianças se divertiram pulando corda e amarelinha, jogando bola e produzindo toda a arte que será mostrada no Festival. Através da apresentação dos trabalhos serão compartilhados com a cidade os cursos, as palestras e as oficinas que aconteceram nos centros em 2015.
A ideia do festival – que converge com o objetivo dos CEICs – é sensibilizar a comunidade local, contribuir para a formação de público e entender a cultura como um meio de promoção de cidadania e autonomia. Esse objetivo se torna ainda mais relevante se forem levadas em conta as especificidades de Paraty: cerca de 38 mil habitantes, sendo que 25% estão dispersos em diversas comunidades pequenas, muitas delas isoladas. Além disso, as atividades culturais acabam sendo mais pontuais, visando aos turistas que visitam a cidade.
O Festival é uma realização da Associação Cairuçu e do Ministério da Cultura com patrocínio do Instituto CCR.
De 6 a 8 de novembro
Sítio Águas Lindas, Patrimônio
Paraty – RJ
Informações à imprensa:
Geiza Monteiro | Tels: 24 3371-4803 e 24 99979-0973
geiza.comunicacao@cairucu.org.br
Associação Cairuçu
Rua Sabiá, nº 3 | sala 5, Caborê
Paraty – RJ
24 3371-4803
www.cairucu.org.br
Sobre o Instituto CCR:
O Grupo CCR criou em 2015 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa. O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária.
O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 165 milhões em projetos estruturados. O Instituto CCR vai ampliar estratégia do Grupo visando consolidar a maior empresa de infraestrutura da América Latina em um dos maiores investidores sociais privados do país.
Com o Instituto CCR, a companhia planeja investir R$ 330 milhões nos próximos 5 anos, fomentando a cultura brasileira e o desenvolvimento da cidadania.
Para mais informações, acesse: http://www.institutoccr.com.br
Comente esta matéria: