Ação, na quinta-feira 12/11, visou erradicar o coral-sol dos costões da ilha do Catimbau. Foram mobilizadas mais de 50 pessoas com a participação de diversas instituições, operadoras de mergulho e o apoio do navio oceanográfico Soloncy Moura, que veio da base do CEPSUL/ICMBio em Itajaí/SC, especialmente para esta operação.
Além de eliminar o coral-sol desta ilha, a Operação Eclipse quis chamar a atenção à problemática dos danos causados pela bioinvasão do coral-sol à biodiversidade marinha da Baía da Ilha Grande.
O coral-sol é uma espécie exótica invasora que vem se alastrando pelo litoral, ocupando o espaço das espécies nativas, matando corais endêmicos e causando um desequilíbrio nos ecossistemas costeiros como recifes rochosos e coralíneos.
O coral-sol já foi registrado nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, mas é na Baía da Ilha Grande (RJ) onde seu impacto é mais grave. Dada a magnitude do impacto, esta bioinvasão tem sido pauta cada vez mais constante na mídia nacional.
A Estação Ecológica (ESEC) de Tamoios apresenta o quadro mais crítico de infestação de coral-sol dentre todas as unidades de conservação federais do Brasil. Ainda que a erradicação na Baía da Ilha Grande/RJ não seja possível, a estratégia de remoção mecânica dos corais invasores oferece um método eficaz para controlar a população, ao menos nesta unidade de conservação, dando chance às espécies nativas de colonizarem seus costões rochosos.
Em abril de 2013, a ESEC Tamoios e o Projeto Coral-Sol organizaram a 1a Operação Eclipse que teve como objetivo a capacitação de diversos atores na metodologia de remoção do coral-sol e a retirada do maior número possível de exemplares das duas espécies de coral-sol em uma das ilha desta UC marinha. Em um dia foram removidas 12.033 colônias da Ilha Queimada Grande (Angra dos Reis), com a participação de diversos atores, entre órgãos ambientais, operadoras de mergulho de Angra dos Reis, voluntários e imprensa, além do apoio de uma empresa do setor de petróleo e gás.
Para maiores informações, entrar em contato com a coordenadora técnica do Projeto Eclipse através dos e-mails: adriana.gomes@icmbio.gov.br – esec.tamoios@gmail.com ou pelos telefones (24) 3362 9885 e (24) 3362 3343.
Sede: Rodovia BR 101 km 531,5 – Mambucaba de Paraty – Paraty – RJ
Correspondência: Avenida Francisco Magalhães de Castro 1120 Caixa Postal 12 CEP 23954-210 – Parque Mambucaba – Angra dos Reis/RJ