O projeto do Curso para Criação de Aplicativos rendeu bons frutos. As aulas ministradas por Gilmara Kíria, Coordenadora do Programa de Tecnologia e Inovação da Associação Cairuçu, tiveram início em Setembro e logo algumas ideias saíram do papel. Nos cinco módulos oferecidos pelo curso os alunos foram convidados a pensar um projeto de vida e aprimorar o talento empreendedor para fazer sonhos virarem realidade.
O primeiro aplicativo ficou pronto em Outubro e entusiasmou a turma. Disponibilizado no Google Play, o aplicativo Festival de Arte e Cultura Cairuçu foi elaborado pelos alunos Manuela Fonseca, Vinicius Bento e Micaio Schueng e permitiu que a população tivesse acesso à programação e aos detalhes do Festival estreante no Bairro do Patrimônio.
Realizado pela Associação Cairuçu e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto CCR e apoio do Sítio Águas Lindas, o Festival de Arte e Cultura Cairuçu foi pensado como uma oportunidade para que os alunos mostrassem ao público o que aprenderam nos projetos da Associação ao longo deste ano. No evento os alunos receberam o diploma certificado pela CDI e pela Microsoft.
O aplicativo Merenda de Paraty é outro projeto concluído ao longo do curso pelos alunos Gabriel Martins, Vinicius Bento e Micaio Schueng. Com o objetivo de informar a população da cidade e da região as receitas que são oferecidas no cardápio da merenda escolar Municipal. Cardápio desenvolvido pelo projeto educativo da Folia Gastrônomica de Paraty.
O aluno Didier Tassin escolheu a Vila de Trindade como inspiração para o aplicativo que agrega todas as informações úteis sobre a cidade na palma da sua mão.
O app Trindade Paraty funciona como um catálogo que traz detalhes das praias e das cachoeiras, mostra a previsão do tempo e o mapa da região, divulga os eventos que acontecem por lá e ainda lista hotéis, pousadas, restaurantes, campings, entre outros.
A escolha de montar o projeto do aplicativo para divulgar o próprio trabalho foi o caminho que as alunas Manuela Fonseca e Ellen Alexandria trilharam: no app Design Gráfico você pode conhecer o portfólio e comprar os modelos de convites e outros produtos disponibilizados online.
Outro belo trabalho foi o tema para o aplicativo da aluna Sylvia Junghahnel Aves da minha escola – AME registra a conclusão de um projeto da Associação Cairuçu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paraty/RJ, que coloriu os muros das escolas com imagens dos pássaros avistados na região.
Acessando o app você pode conhecer as aves, ouvir o canto dos pássaros e se encantar com os desenhos que alegram e sensibilizam as crianças das escolas para a importância da preservação à Natureza.
A aluna Débora Monteiro preferiu focar seu projeto na prática do mergulho. Com o objetivo de facilitar a localização dos pontos de mergulho na Baía de Ilha Grande, o aplicativo Dive Master PARATY traz detalhes como a profundidade e a vida marinha encontrada nos nove locais oficiais indicados como apropriados para mergulho.
No aplicativo Conecta Paraty os alunos Luiz Felipe Rais e Pedro Henrique reuniram as ONGS e Associações da cidade para divulgar os eventos e cursos oferecidos gratuitamente para a população. A intenção é manter o app sempre atualizado para que mais pessoas possam ficar cientes e participar das atividades.
Essa é uma grande iniciativa para espalhar ainda mais conhecimento na sociedade, assim como nos projetos da Associação Cairuçu.
O aluno Rennan elaborou o Guia Laranjeiras criado para poder facilitar sua hospedagem na Vila Oratório Laranjeiras – Paraty, nele você terá acesso à trilha da Praia do Sono, restaurante, padaria, chalé, estacionamentos, posto de saúde, contato de barqueiro e muito mais!
Texto escrito pela aluna e jornalista Débora Monteiro.
Visite www.cairucu.org.br
Comente esta matéria: