Esse é um dos passeios clássicos para quem pretende desfrutar das mais belas águas de Paraty. Passar o dia nas ilhas do Pelado e do Peladinho, degustar frutos do mar e mergulhar na costeira é o tipo de programa que mais curto.
A ilha do Pelado fica próxima à divisa de Paraty e Angra. Saímos de barco da praia de Tarituba (Km 542 da Rio-Santos), localizada a 33 km de distância do centro de Paraty. Na alta temporada e feriados também é possível conseguir embarcação a partir da praia de São Gonçalo, onde após 1,5 km chega-se à ilha do Pelado.
Veja fotos:
Há vários barqueiros, tanto em Tarituba quanto em São Gonçalo, com quem se pode negociar o frete. O passeio é deslumbrante, é fácil ver golfinhos no percurso, é só ficar atento ao mar. Os acessórios de mergulho, caiaque e stand -up são perfeitos para explorar a costeira rochosa e potencializam o prazer do passeio. No Pelado existe bar, com bebidas e petiscos. Além de cartões, é preciso levar dinheiro como medida de segurança, pois alguns estabelecimentos às vezes não possuem essa opção de pagamento.
A ilha do Peladinho, como o nome sugere, é menor que a do Pelado. Seu costão também é bastante rochoso, com muitos blocos de pedra isolados, de vários tamanhos e formatos. É possível percorrer uma pequena trilha, partindo pela esquerda da praia. Curtir um sol no grande lajeado de pedra é a pedida!
*Luciana Santos é uma jornalista carioca apaixonada por praias, cachoeiras, trekking e esportes que se harmonizam com a natureza. Cursou três anos de bacharelado em Turismo e promove vários projetos relacionados.
Esse espaço pretende fornecer dicas dos passeios pelos locais mais paradisíacos e desconhecidos da região de Paraty e Costa Verde. Que tal sair do convencional?
Visite o blog da Luciana: souldeparaty.blogspot.com
6 Coment rios