Home > Atualidade > Arte & Cultura > Confira a programação da Flipinha e FlipZona 2015

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Confira a programação da Flipinha e FlipZona 2015

flipinha-paraty-357Durante os dias da Flip, autores e ilustradores da literatura infantil e juvenil se apresentam em Paraty, junto às oficinas e projeção de filmes.

Entre 01 e 05 de julho de 2015, o público da Flip terá a oportunidade de conhecer o resultado das diversas ações realizadas ao longo do ano junto aos estudantes e educadores de Paraty, além de ser um momento muito enriquecedor pela oportunidade que oferece para o diálogo e reflexão sobre a literatura, as artes e a educação.

PROGRAMAÇÃO NO ANTIGO CINEMA DA PRAÇA DA MATRIZ:

Mediação: Gláucia Mollo

Quinta-feira, 02 de julho

15h00
Dilan Camargo e Stella Maris

Sexta-feira, 03 de julho

10h00
Simone Matias e Odilon Moraes

15h00
Tino Freitas e Alessandra Rascoe

Sábado, 04 de julho

13h30 – 15h30
Escritores estreantes

16h30
Oficina de cordel

Flipinha

No início do ano letivo, os professores recebem o Manual da Flipinha, material didático com informações sobre a vida e a obra dos autores convidados para a programação infantil, e participam de uma oficina de formação. O material serve de base para o trabalho em sala de aula, com leituras e atividades práticas que culminam nas apresentações dos alunos nos dias de festa. O trabalho envolve cerca de 13 mil alunos de mais de 40 escolas públicas e privadas da região.

Ciranda dos Autores

Durante a festa literária em Paraty, é criada uma programação especial com debates dos autores convidados para a Flipinha e apresentações escolares.flipinha-paraty-400

Os autores convidados para a Flipinha 2015 vêm com histórias e trajetórias diversas. Dos rios e da mata vêm Tiago Haiky e Rita Carelli, autora que transita pelo asfalto e florestas. De Luanda, na África, Ondjaki derruba fronteiras, ao compartilhar histórias semelhantes às nossas. A ilustradora Simone Matias conta as histórias com seus traços. Tino Freitas, cearense, músico, contador e inventor de histórias, traz textos bem humorados e críticos. Assim como Alessandra Rascoe que, além de escritora, desenvolve projetos de leitura.

A premiada Stella Maris, mestre em literatura e em contar histórias, traz para a Flipinha uma obra feita a partir de temas delicados. O ilustrador Odilon Moraes e a escritora Luciana Sandroni trazem a sua visão do autor homenageado nas obras Será, o Benedito! (Cosac Naify) e O Mário que não era de Andrade (Companhia das Letrinhas). As escritoras Dilea Frates e Dilan Camargo transitam no mundo do jornalismo, teatro e cinema, sempre com uma boa história para contar. Todos múltiplos em suas atividades, tendo em comum, o ofício da palavra e a narração de histórias.

PROGRAMAÇÃO NA TENDA DA FLIPINHA

Quinta-feira, 02 de julho

09h00 – 10h00
Memória e invenção
Luciana Sandroni e Stella Maris Rezende
Mediação: Nina Silva

14h00 – 15h00
Quando ficção e realidade se misturam
Luiz Ruffato e Claudio Fragata
Mediação: Veronica Lessa

15h30 – 16h30
A multiplicidade do olhar
DileaFrates e João Carrascoza
Mediação: Anna Cláudia Ramos

Sexta-feira, 03 de julho

09h -10h
Canção, poesia e histórias
Dilan Camargo e Tino Freitas
Mediação: Ninfa Parreiras

14h -15h
Tiago Hakiy e Rita Carelli
O poeta das águas e a menina das histórias
Mediação: Bernadete Passos

15h30 -16h30
A literatura por vários ângulos
Simone Matias e Ondjaki
Mediação: Volnei Canônica

Sábado, 04 de julho

14h – 15h
Contar, cantar e ilustrar
Odilon Moraes e Alessandra Roscoe
Mediação: Leandro Leocádio

Arte na Praça

Oficinas simutâneas com os saberes e fazeres locais que acontecem na sexta-feira da Flip a partir das 13h, na Praça da Matriz, ponto central da cidade. Todos os anos, a atividade recebe mais de 3 mil crianças entre membros da comunidade e visitantes.

flip-2013-paraty-428Pés de livros

Algumas árvores da Praça da Matriz, onde acontece o evento, têm livros pendurados em seus galhos e mediadores de leitura para receber os jovens leitores. Os mediadores são alunos do curso normal formados nas capacitações realizada pela Associação Casa Azul.

FLIPZONA

Espaço de inovação, a FlipZona realiza diversas atividades ao longo do ano na Biblioteca Casa Azul, onde está sediada a Central FlipZona. Entre elas, a Oficina de produção audiovisual, a Oficina de redação jornalística e a Oficina de ilustração.

As atividades desenvolvidas servem de base para a realização da cobertura da Flip, Flipinha e FlipZona, a partir do olhar dos jovens participantes sobre a festa literária.

Encontro com autores

A FlipZona conta em sua programação com a presença dos autores da Flipinha, da Flip e participantes da festa literária ligados à área do jornalismo e audiovisual. Entre os autores convidados para esta edição, temos o estreante Jessé Andarilho, a experiente DileaFrates, LuisRuffato, João Carrascoza, Ondjaki e os jovens Rita Carelli e Karina Buhr, que trazem experiências em diferentes áreas para além da literatura.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 01 de julho

10h30
Onde a literatura e o cinema se encontram
Dilea Frate e Alessandra Rascoe
Mediação: Anna Cláudia Ramos

Quinta-feira, 02 de julho

08h30
O poder transformador da palavra
Jesse Andarilho
Mediação: Verônica Lessa

10h30
Literatura sem fronteiras
Ondjaki e Rita Carelli
Mediação: Luciana Sandroni

Sexta-feira, 03 de julho

08h30
A origem das histórias
Luiz Ruffato e João Carrascoza
Mediação: Claudio Fragata

10h30
Letras e números
Karina Buhr
Mediação: Marcos Maffei

flip-2013-paraty-448Hora da Estrela (FlipZona)

Evento tradicional e esperado na programação da FlipZona, onde os jovens têm a oportunidade de mostrar seu talento: música, teatro, declamação etc. Neste ano, a novidade será a participação dos alunos de ensino médio que apresentarão trabalhos desenvolvidos a partir da obra de Mário de Andrade e do patrimônio cultural local.

Quando: domingo 05/07 às 14h
Onde Auditório da Casa da Cultura de Paraty

CineZona (FlipZona)

O CineZona apresenta audiovisuais de convidados com bate papo. Nesse momentos, os jovens da Central Flipzona e convidados têm a oportunidade de discutir sobre os temas relacionados ao filme bem como sua produção.

Quando: domingo 05/07 às 17h
Onde: Auditório da Casa da Cultura de Paraty

Flip 2015

A Flip 2015 ocorre entre 1o e 5 de julho, em Paraty (RJ), tendo o escritor Mário de Andrade como autor homenageado. Entre os nomes já confirmados na programação principal estão Ayelet Waldman, Boris Fausto, Colm Tóibín, David Hare, Karina Buhr, Matilde Campilho e Ngugi wa Thiong’o.

Comente esta matéria no Facebook:

Um coment rio

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*