Evento acontece entre 15 e 24 de maio. Bandas, Mega Gincana, Show de Calouros, procissões, missas,e ladainhas e o almoço popular fazem parte das celebrações da festa.
A Festa do Divino, uma das mais importantes da Igreja Católica e da cidade, celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, que no calendário litúrgico vem 50 dias após a Páscoa. O evento em Paraty foi eleito Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Desde a era colonial, essa festa veio se transformando num evento de rara beleza, com apresentação de folia, bando precatório, Ladainhas da novena, Missas cantadas, leilão de prendas, danças típicas, distribuição de doces para as crianças, Coroação do Imperador, grande almoço que acontece na véspera do grande dia de Pentecostes para todos os participantes da festa, entre outros atos
A Festa em Paraty requer um enorme e incansável esforço de organização, mobilizando a comunidade de alto a baixo e cidades vizinhas, que apoiam e ajudam para que tão importante evento aconteça com brilhantismo e grande expressão de fé.
Veja a programação cultural e musical:
Sexta 15/05
15h- DJ Marino
22h- Banda Heros
Sábado 16/05
12h – DJ Marino
22h- Tok Surpresa
Domingo 17/05
12h – DJ Marino
21h30 – Encerramento Mega Gincana
18/05 a 20/05
19h – DJ Marino
Quinta 21/05
15h – DJ Marino
20h – Show de Calouros
Sexta 22/05
15h – DJ Marino
22h- Bicho de Pé
Sábado 23/05
12h – DJ Marino
13h- Regra 3
23h- Art Popular
Domingo 24/05
15h – DJ Marino
22h- Nako e Raphael
Confira a programação religiosa AQUI
A Festa do Divino em Paraty requer um enorme e incansável esforço de organização, mobilizando a comunidade de alto a baixo e cidades vizinhas, que apoiam e ajudam para que tão importante festa aconteça com brilhantismo e grande expressão de fé. Ela é uma relíquia do Brasil antigo, por sua autenticidade e beleza, preservando assim, tradições e valores. É por isso que a arquitetura e as festas populares que Paraty tão bem guardou da era colonial são hoje seu maior patrimônio.
Veja fotos de edições anteriores: