Projeto da Associação Cairuçu participou do grande encontro de observadores de aves no Instituto Butantan, em São Paulo, de 15 a 17 de maio.
Desde o ano passado, o famoso centro de produção de soros anti-ofídicos e serpentários, também tem o Observatório de Aves do Instituto Butantan, promovendo a ciência cidadã através de passarinhadas mensais e levantamento das aves locais.
Foi montada uma grande tenda com estandes, dois auditórios, café e espaço para conversas no meio de um gramado com bancos e muito espaço para as crianças participarem de atividades educativas. O sucesso foi total e a alegria de encontrar amigos, fazer novas amizades, criar e viabilizar contatos e trocar ideias foi memorável!
O trabalho do Projeto Aves de Paraty, da Associação Cairuçu, foi apresentado e interessados manifestaram interesse em vir ao Festival Sul-americano de Observadores de Aves, que acontecerá de 9 a 13 de setembro em Paraty.
A coordenadora, Sylvia Junghähnel, também participou do espaço das “Birding Ladies” que, em sua 3ª edição, está atraindo um público cada vez mais amplo. Dessa vez a “Dona Antônia” de Paraty fez uma homenagem às mulheres que muito fizeram para a ornitologia brasileira, mas têm muito pouca visibilidade. Mães de observadores de aves relataram a sua experiência e o mito da cegonha foi apresentado de forma lúdica.
Destaque para a linda exposição do grande fotógrafo Marigo. Na entrada da grande tenda foram expostas cópias das ilustrações de Descourtlirtz, que fazem parte da coleção “Brasiliana” no Itaú Cultural/SP, para onde um grupo foi e teve a honra de ser guiado pelo mestre Dante Teixeira. Inesquecível!
Lucas Longo, ornitólogo e guia de observadores de aves, comentou:
“Foram muitos os momentos de bom papo, de fazer novas amizades, de estar em excelentes palestras, levar pra casa belos livros, fazer bons contatos e é claro, ótimas observações. O Avistar não pode ser resumido mais a um congresso ou a uma feira, mas um lugar onde desejamos estar, pois plantamos amizades e celebramos a alegria de estar em uma família que cresce a cada edição e que passa a promover um olhar diferente sobre si e sobre seu meio. Parabéns a todos que de uma forma ou de outra fazem desse evento um marco em nossas vidas. Vivam os 10 anos e que venham muitos outros!”
Quer ver fotos lindas de aves em perigo de extinção? Aqui o resultado do concurso de fotos Avistar 2015: http://avistarbrasil.com.br/premios.pdf
Visite www.cairucu.org.br
Comente esta matéria no Facebook: