O material gráfico apresenta a área urbana e a localização dos atrativos naturais. O mapa traz informações importantes para os turistas e os moradores, tais como pontos turísticos, serviços, distâncias entre os principais municípios e telefones úteis. As estradas estão caracterizadas quanto à sua cobertura – asfalto ou terra batida.
O mapa urbano tem o bairro da Jabaquara como limite norte e, ao sul, a Boa Vista. No mapa de atrativos, os limites se estendem entre a Vila de Trindade, ao sul, e a Mambucaba, ao norte. À leste, o mapa traz a baía de Paraty e, à oeste, a região dos Penha, com suas cachoeiras e o Caminho do Ouro. Com exceção da zona rural, o mapa traz o nome de todas as ruas e a divisão por bairros.
No Mapa de Atrativos, é possível identificar as principais ilhas da baía de Paraty, além de praias, sacos e enseadas ao longo de todo perímetro costeiro. As áreas das unidades de conservação como Parque Nacional da Serra da Bocaina, APA do Cairuçú e Reserva Ecológica da Juatinga também estão demarcadas.
Ao mesmo tempo em que apresenta a baía de Paraty com suas principais ilhas com indicação dos pontos de mergulho, também traz as informações referentes às cachoeiras e comunidades tradicionais.
Um recurso importante no mapa é o quadro com os horários de ônibus – municipais e intermunicipais. Uma versão pôster e outra em inglês já estão sendo viabilizadas e em breve serão oferecidas ao público. Um formato gigante encontra-se exposto nos Centros de Informações Turísticas para orientação e apoio aos visitantes.
Responsável pelo desenvolvimento do projeto, o diretor de Eventos da Secretaria de Turismo, Tauan Ferreira, disse que “o mapa foi minuciosamente elaborado, procurando trazer o máximo de informações possíveis, de maneira que ele possa cumprir seu importante papel de auto guiar turistas e auxiliar os locais”.
O design gráfico é do paratiense Luca Santos do Estúdio Tequila e a foto de capa do fotógrafo André Azevedo homenageia a educadora de trânsito da Guarda Municipal, Thaina Soares Sineiro de 24 anos que mora em Paraty e recentemente conquistou o título de Miss América Internacional na cidade de Puerto Vallarta, no México.
O projeto do Mapa Turístico é uma base para toda a folheteria a ser desenvolvida pela Sectur.
Além do mapa, a Secretaria de Turismo projeta para 2015 ainda muito mais, como a folheteria dos Circuitos Turísticos que já está em desenvolvimento, divididos em Circuito Histórico, de Esporte e Aventura, Base Comunitária, Praias ao Sul, Praias ao Norte, Baía de Paraty entre outros. No total serão disponibilizados 15 roteiros. O mesmo conteúdo será apresentado em formato digital no aplicativo para smartphones que deverá ser lançado em breve.
A Sectur oferecerá a possibilidade de empresas privadas reproduzirem o Mapa Turístico, permitindo inclusive que se coloque um ponto de localização (pin) do estabelecimento no mapa e logomarca no rodapé da contra capa. Para isso o estabelecimento comercial deverá estar devidamente inscrito no Cadastur.
Comente esta matéria no Facebook:
5 Coment rios