
Sylvia Junghahnel ministra palestra no evento
Paraty está despontando cada vez mais como referência de Turismo de Observação de Aves no estado do Rio de Janeiro e despertando a curiosidade de pessoas que já estão há décadas trabalhando nessa área. O Projeto Aves de Paraty, da Associação Cairuçu, representou nossa cidade na terceira edição da AvistarRio – Encontro de Observadores de Aves do estado do Rio de Janeiro – realizado entre 06 e 07 de dezembro na PUC/RJ.
Enquanto em 2012 apenas uma palestra apresentava Paraty, em 2014 mais uma vez a coordenadora do Projeto Aves de Paraty, Sylvia Junghahnel, teve a grata surpresa de não só ter sido convidada para uma apresentação do Festival Aves de Paraty 2015 / Festival Sul-americano de Observadores de Aves 2015, como também Luciano Lima, conceituado ornitólogo, inseriu Paraty na excelente palestra “Passarinhar pode mudar o mundo” e Victor Piacentini sobre o “Big Day” realizado há anos nos Estados Unidos. Ele, junto com Luciano Lima, Felipe Queiroz e João Marins, avistaram 213 espécies de aves em 24 horas no FAP2014.

Calendário de observação de aves
O INEA tem um grupo de funcionários apaixonados pela observação de aves e lançou o primeiro calendário de observação de aves nas unidades de conservação estaduais do Rio de Janeiro. Por aqui temos a Reserva Estadual Ecológica da Juatinga (REEJ) que terá guias especializados de 18 a 19 de julho, para participar basta escrever para gepro@inea.rj.gov.br ou ligar para o escritório: (24) 3371-9654.
Além da participação de Paraty, o conteúdo do encontro foi para lá de interessantíssimo: o jovem participante do FAP2014, Vitor Valentini, de 13 anos, deu uma bela palestra sobre “Aves do meu jardim”, P.S. Fonseca, Paulo e Daniel Jobim falaram de Tom Jobim como observador de aves (…também em Mambucaba!), SAVE Brasil apresentou o novo APP Ave, a campanha sobre ciência cidadã e a reintrodução de aves ameaçadas, Fred Crema falou sobre diferentes aspectos do turismo de observação de aves no mundo e especificamente no Brasil, e não faltaram relatos fotográficos de diferentes lugares e o lançamento do livro de relato de viagem de Caio Brito, um jovem que decidiu viajar de moto para conhecer o Brasil e suas diferentes aves.
Mais uma vez o evento foi enriquecedor, repleto de conhecimentos compartilhados e ótimos contatos; também foi feita uma bela homenagem a Luz Cláudio Marigo (1950-2014) com a apresentação de seu amigo Guto Carvalho, idealizador e organizador da AVISTAR, com um vídeo e depoimentos de quem teve o privilégio de conviver com esse fantástico homem.
Mais infos: http://avistarbrasil.com.br/pgmavrio
Visite www.cairucu.org.br
Comente esta matéria no Facebook: