Home > Atualidade > Destaques > As praias escondidas do Casarão e do Laboratório. Por Luciana Santos*

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

As praias escondidas do Casarão e do Laboratório. Por Luciana Santos*

Vamos brincar perto das usinas? As belíssimas praias do Casarão e do Laboratório são “vizinhas” do complexo nuclear de Angra dos Reis e se localizam a cerca de 37 km do centro de Angra, na Baía da Ribeira ou Saco da Piraquara de Dentro. Ao passar pelo trecho da BR-101, próximo a essa área, não dá para imaginar que essas lindas praias existem logo abaixo.

As usinas foram construídas num dos trechos mais paradisíacos de Angra, no caso, o complexo fica na praia de Itaorna. Logo ao lado, a primeira praia é a do Laboratório, cujo acesso é livre. Lindíssima, com água morna, calma e super verde é perfeita para nadar e mergulhar. Seu acesso, para quem vem de São Paulo, se dá após o complexo nuclear. A entrada é bem encostada no viaduto, onde existe um desvio à direita, um pouco escondido.

Clique nas imagens para ampliar:

praias-escondidas-paraty-00praias-escondidas-paraty-02praias-escondidas-paraty-03praias-escondidas-paraty-05praias-escondidas-paraty-06praias-escondidas-paraty-07praias-escondidas-paraty-08praias-escondidas-paraty-09praias-escondidas-01praias-escondidas-02

Para quem vem do Rio, o ideal é retornar mais na frente, no trevo depois da entrada da Usina. Entre uns 50 metros depois e vire numa pequena subida à direita. A partir daí é só acompanhar o caminho até chegar ao nível do mar.

A praia do Casarão fica ao lado da do Laboratório. Para acessá-la é só seguir até o final da areia e subir uma pequena trilha. Na costeira existem uns bancos de madeira, onde é possível pegar um pouco de sombra e beber água. Ao chegar em um bar-mirante, onde existe o casarão da família da dona Fátima, é preciso descer à direta. No bar, aos finais de semana, é possível comer uma refeição caseira e tomar uma bebida gelada.

Se você vier pela estrada, é preciso entrar no portão da propriedade, onde existe uma placa indicando as direções de cada praia. É necessário um pouco de cautela e calma ao entrar, pois os cachorros da dona Fátima costumam se agitar. Essa praia vale a pena pois é muito bonita, com uma enorme figueira, que proporciona uma sobra digna de rei. Existe um paredão de rocha com vegetação à esquerda, onde é possível avistar a praia secreta.

Clique nas imagens para ampliar:

praias-escondidas-paraty-12praias-escondidas-paraty-13praias-escondidas-paraty-14praias-escondidas-paraty-15praias-escondidas-paraty-16praias-escondidas-paraty-18praias-escondidas-paraty-19praias-escondidas-paraty-20praias-escondidas-paraty-22praias-escondidas-paraty-99

A terceira praia é a menor: a secreta. Cheia de rochas grandes que formam caminhos onde a maré bate, é ideal para se aventurar. Se o sal e o calor estiver pegando, a pedida é se refrescar no chuveiro de água doce. Existem dois bares nessa praia, onde é possível encontrar petiscos e bebidas. Aproveite com responsabilidade, educação e cordialidade. A Angra é dos Reis, preserve o paraíso!.


*Luciana Santos é uma jornalista carioca apaixonada por praias, cachoeiras, trekking e esportes que se harmonizam com a natureza. Cursou três anos de bacharelado em Turismo e promove vários projetos relacionados.

Esse espaço pretende fornecer dicas dos passeios pelos locais mais paradisíacos e desconhecidos da região de Paraty e Costa Verde. Que tal sair do convencional?

Visite o blog da Luciana: souldeparaty.blogspot.com

Comente esta matéria através do Facebook:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*