Home > Parceiros > Associação Cairuçu > Projeto “Liberdade de Surfar”, patrocinado pela Associação Cairuçu, é destaque no site Surf Today

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Projeto “Liberdade de Surfar”, patrocinado pela Associação Cairuçu, é destaque no site Surf Today

“Em Paraty existem muitas e muitas praias com ondas boas para surfar, praias lindas em meio a nossa Mata Atlântica. A cidade é palco de um corredor turístico muito forte, onde milhares de turistas visitam suas belezas naturais e arquitetônicas, ilhas, cachoeiras, o Centro Histórico, etc.

liberdadesurfar-paraty-ac1

Mas não estamos aqui só para falar desta cidade maravilhosa, e sim, de uma trabalho que é muito importante que vem sendo desenvolvido principalmente para os jovens que escolheram o surf como modo de vida: o projeto “Liberdade de Surfar”, que, junto com instituições como a Associação Cairuçu e a Prefeitura de Paraty, faz um trabalho sócio-esportivo-educacional.

Na escolinha do CEIC – Centro de Educação Integral Cairuçu / Laranjeiras, as aulas de surf são trocadas por nota azul. Dentro do projeto existe uma oficina de iniciação ao surf em lugares que não tem onda, como piscina, lagoa, mar de baia, rios e até mesmo em cachoeiras, trabalhando a auto-estima das crianças de uma forma lúdica.

Existe também a equipe de surf, que trabalha toda semana, de várias formas, o desenvolvimento e condicionamento do surf em Paraty, com atletas de comunidades tradicionais buscando sua profissionalização e realização pessoal por meio do esporte. O professor de educação física, técnico e coordenador do projeto, Dulmar Simôes de Souza, faz um trabalho voluntário técnico e tático, junto com toda a logística dos eventos onde participam, e cuida também da busca de recursos para a continuidade do projeto.

Empresas e entidades da cidade, como a casa de sucos Manuê, o bar e restaurante do Cepilho, a loja Under House, a Associação Cairuçu e a Prefeitura local, entre outros, dão toda a infra-estrutura para as suas realizações.

Hoje a maior dificuldade do projeto é o transporte, por que além de ter um custo muito alto, é uma super responsabilidade viajar com os jovens do projeto. Mesmo assim, Dulmar Simões consegue dar todo o conforto para os atletas fazerem o seu trabalho. Ele, em sua luta constante por patrocínios e recursos, consegue literalmente tirar leite de pedra, e proporciona o milagre da transformação nas vidas de muitos jovens de Paraty.

No final de semana de 01 e 02 de novembro, a equipe saiu de Paraty, em dois carros com 10 pessoas, 7 atletas, um fotógrafo, um motorista e o treinador Dulmar para participar de um campeonato. Com muita luta e muita garra a equipe fez bonito e conseguiu trazer para nossa cidade o segundo lugar no Cat Open.

Paulo Andrade (terceiro lugar Cat iniciante), Michel Conceição (quinto lugar Mirim) e Vinicius Conceição. Lembrando que Michel é o vice-líder do Circuito ASBT 2014; provando assim que o projeto faz a diferença nas vidas destes jovens.

Deixamos aqui uma pequena apresentação do mais novo colunista da Surf Today, que não medirá esforços para ajudá-lo em seu trabalho, abrindo espaço para divulgar e mostrar a todos que quando se quer, se faz, mesmo com condições difíceis. Grande abraço Dulmar Simões, e seja bem vindo a Surf Today!”.

JR Mirabelli, Manager da Surf Today / www.surftoday.com.br

Visite www.cairucu.org.br

Comente esta matéria no Facebook:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*