Shows de Egberto Gismonti, Naná Vasconcelos & Lui Coimbra, Seun Kuti & Egypt 80 e Paquito D’Rivera agitaram o Centro Histórico. Concertos gratuitos de alta qualidade na Igreja e no Palco da Matriz apresentaram nomes como Diogo Nogueira & Hamilton de Holanda, entre outros.
Confira fotos:
Depois de reunir mais de 100 mil pessoas nas ruas de Ouro Preto e Olinda para apresentações de nomes como Chick Corea, Jordi Savall, Trilok Gurtu e Bassekou Kouyate, o MIMO pega a estrada e desembarca em Paraty entre os dias 10 e 12 de outubro, seguindo para Tiradentes nos dias 17 a 19 de outubro.
Em sua 11ª edição em 2014, o festival se firma como polo de música plural e de valorização do patrimônio histórico brasileiro. Dirigido pela produtora cultural Lu Araújo (Lume Arte), ao lado do empresário de mídia, cultura e entretenimento Luiz Calainho (Holding L21 Participações) e da empresária de conteúdo e marketing Fernanda Cortez (220 Conteúdo), o MIMO é apresentado pelo Bradesco e TIM, com patrocínio do BNDES e apoio da Deloitte.
Veja imagens:
Apostando no que existe de mais variado em ritmos e culturas do mundo – da música clássica ao jazz, passando pela world music e tudo de mais representativo que existe na cena contemporânea –, o festival reúne nomes de mais de dez países, como Alemanha, Nigéria, Suíça, Escócia, Portugal, Cuba, Brasil, entre outros.
Filho do lendário pioneiro do afrobeat, Fela Kuti, o nigeriano Seun Kuti herdou a banda que acompanhava o pai, a Egypt 80, e vai levar a Paraty o último show da turnê antes do Fela Day, evento mundial que celebra o nascimento de Fela Kuti.
Diretamente de Cuba, o saxofonista e clarinetista Paquito D’Rivera irá apresentar o “Song for Maura” com os brasileiros do Trio Corrente. Esse trabalho é o resultado do caso de amor que Paquito tem com a música brasileira e que lhe rendeu o 14º Grammy de sua carreira e a indicação ao Grammy Latino. Gravado com o trio, Paquito abre sua turnê no país em Paraty, ao lado de Fabio Torres, Edu Ribeiro e Paulo Paulelli.
Confira:
Além dos nomes internacionais, o MIMO recebe grandes craques brasileiros, como Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda, que inspirados nos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes, se uniram com o objetivo de pensar sobre clássicos brasileiros e apresentarão o resultado do projeto Bossa Negra, na abertura do MIMO Paraty.
“Nosso objetivo é pluralidade e qualidade. Procuramos sempre trazer os melhores nomes da música instrumental do mundo para se apresentar no país de forma gratuita e, assim, realizar um trabalho de fomento e formação de plateia. Temos o prazer de receber em nossa 11ª edição nomes brilhantes de diferentes países e muitos estilos”, comemora a diretora artística do evento, Lu Araújo.
CONCERTOS
10/10 – Sexta-feira
19h30 – Igreja da Matriz – Duo Zé Nogueira e Arthur Dutra (Brasil)
22h30 – Palco – LAU (Escócia)
00h30 – Palco – Bossa Negra com Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda (Brasil)
11/10 – Sábado
16h30 – Palco – Custódio Castelo (Portugal)
19h30 – Igreja da Matriz – Egberto Gismonti (Brasil)
22h30 – Palco – Naná Vasconcelos e Lui Coimbra (Brasil)
00h30 – Palco – Seun Kuti & Egypt 80
12/10 – Domingo
17h – Palco – Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental
21h30 – Palco – Paquito D’Rivera e Trio Corrente (Cuba/ Brasil)