Professores, especialistas, convidados e autoridades vão interagir com crianças e turistas na segunda edição do evento, que este ano será realizado no Shambhala Lounge (Estrada Paraty-Cunha, Km 5 – ponte Branca) e terá o lançamento do Guia Aves de Paraty 2.
Jogos educativos, especialistas convidados, palestras e mesas, workshops, exposições e instalações são algumas das atrações do evento, realizado pela Associação Cairuçu. Esperamos por você!
Balanço 2013
A primeira edição do Festival Aves de Paraty trouxe para a cidade os grandes nomes da observação de aves brasileiras e o caminhão itinerante da SOS Mata Atlântica, integrando por meio de palestras e vivências de campo gestores municipais, gestores das unidades de conservação, empresários do turismo e moradores de Paraty.
Mais do que nunca ficou claro o tamanho do potencial de Turismo de Observação de Aves em Paraty, uma vez que dispõe de uma biodiversidade enorme nos diferentes habitats: altitudes diversas, mangue, restinga e mar. Além do mais o turista já vem a Paraty para visitar o Centro Histórico.
Uma grande conquista foi o lançamento do primeiro Guia das Aves de Paraty com excelentes imagens do renomado fotógrafo de aves Edson Endrigo. A produção do guia foi possível graças ao apoio da Eletronuclear/Eletrobras e da Prefeitura Municipal de Paraty e é instrumento imprescindível para o Turismo de Observação de Aves ser implantada no município de forma mais ampla.
O evento contou com a presença de 2.800 visitantes em 3 dias, sendo notória a participação das escolas nos jogos educativos com aproximadamente 800 estudantes, dando oportunidade a todas escolas e ONGs voltadas para educação no município de se informarem de forma lúdica sobre as aves de Paraty.
Espontaneamente foi criado o COA Paraty – Clube de Observadores de Aves de Paraty – durante uma das saídas para observação de aves oferecidas durante o Festival. Agora em todo primeiro sábado do mês tem uma saída para um lugar de Paraty aberta para todos interessados, crianças são bem-vindas!
O workshop em parceria com o SEBRAE sobre Infra-estrutura de Turismo de Observação de Aves e as conversas durante palestras e mesas do Festival desencadearam a motivação de empreendedores desenvolverem produtos e outras ações tomarem serem concretizadas.
Todos torcem para que Paraty, dentro de poucos anos, se torne uma referência mundial para o Turismo de Observação de Aves, que nossas crianças reconheçam e valorizem nossas aves e que as gerações futuras de Paraty encontrem de maneira única o equilíbrio entre proteção ambiental, geração de trabalho e desenvolvimento humano.
Visite www.cairucu.org.br
Comente esta matéria no Facebook: