Até o dia 16 de junho, estudantes e profissionais podem participar com seus projetos!. A Mostra pretende destacar a criatividade e os talentos que valorizem os saberes e fazeres das culturas tradicionais e que, sobretudo, utilizem técnicas e matéria prima ecologicamente sustentáveis no projeto e confecção de: Peças de vestuário; Calçados; Acessórios de vestuário; Utensílios; ou Peças decorativas.
Categorias de Participantes da Mostra de Projetos de Moda e Design Sustentáveis
-Estudantes com matrícula ativa em cursos superiores nas áreas de moda e design, que se disponham a desenvolver projetos e/ou pesquisas que contemplem sustentabilidade em sua cadeia produtiva;
– Professores e profissionais de moda e design poderão participar enquanto orientadores do projeto;
– Profissionais das áreas de moda e design, que se disponham a desenvolver projetos e/ou pesquisas que contemplem sustentabilidade em sua cadeia produtiva.
Veja o regulamento AQUI e participe da 4º Mostra de Moda e Design Sustentáveis do Paraty Eco Fashion
Como participar
– Os interessados devem inscrever-se no site www.paratyecofashion.com.br, quando deverão definir o responsável/coordenador do projeto, o qual será responsável pela comunicação entre os membros da equipe participante e a organização do Paraty Eco Fashion – Eco Modus;
– Os trabalhos/projetos inscritos serão avaliados por uma equipe do Instituto Rio Moda e do Instituto Colibri;
– A organização do Paraty Eco Fashion – Eco Modus coloca-se à disposição para sanar dúvidas e fornecer maiores informações aos participantes por meio do e-mail instituto@colibri.org.br;
– Os participantes serão responsáveis pelo seu próprio transporte e alimentação. O Instituto Colibri disponibilizará gratuitamente hospedagem para no máximo duas pessoas de cada equipe participante;
– O Instituto Colibri informará aos participantes hotéis e restaurantes com descontos especiais para o Paraty Eco Fashion;
– Os projetos participantes da Mostra de Moda e Design Sustentáveis que se destacarem serão contemplados pelo Paraty Eco Fashion – Eco Modus com bolsas estímulo de workshops promovidos pelo Instituto Rio Moda em 2014 e 2015.
O Paraty Eco Fashion – Eco Modus é um festival de estímulo à moda e ao design social e ambientalmente sustentáveis. São alguns de seus objetivos:
– Divulgar conceitos e produtos da moda que contribuam para uma sociedade mais sustentável;
– Valorizar saberes tradicionais sobre materiais e técnicas de baixo impacto ambiental;
– Incluir populações tradicionais e periféricas no processo de produção da moda e de artigos de design evidenciando os princípios do trabalho justo;
– Debater princípios éticos e estéticos da moda e do design contemporâneos.
Sua execução prevê práticas de pesquisa, de trocas de saberes e de desenvolvimento de novos produtos e conceitos. Alguns destes trabalhos serão realizados por projetos inscritos por estudantes ou profissionais da moda e design. Outra linha de ação prevê o apoio a comunidades tradicionais e/ou periféricas de Paraty, com o objetivo de harmonizar técnicas e materiais contemporâneos com modos artesanais e tradicionais de produção de vestuário, acessórios, utensílios e artigos decorativos, sempre respeitando os valores e a identidade de cada comunidade local envolvida. Trata-se de um evento de integração e intercâmbio profundos.
Confira o e-book comemorativo da edição 2013 AQUI
O Paraty Eco Fashion – Eco Modus culmina em um evento cuja próxima realização será no período de 16 a 19 de outubro de 2014, na cidade de Paraty, RJ, com exposições, palestras, oficinas e workshops sobre a sustentabilidade na moda, no artesanato e no design.
É um projeto de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço. A curadoria dos trabalhos participantes da Mostra de Moda e Design Sustentáveis é realizada pelo Instituto Rio Moda.
Com a palavra o Instituto Rio Moda:
A curadoria da Mostra está a cargo do Instituto Rio Moda, que atua desde 2008 no campo educacional, complementando o trabalho acadêmico realizado pelas escolas de moda e contribuindo para o desenvolvimento da indústria e para uma identidade da Moda Brasileira, disseminando cultura e gerando riqueza.
“Como curadores da Mostra, vemos o evento como uma oportunidade de aprendizagem e estabelecimento de redes. Dar maior visibilidade à informação que este evento gerará, enquanto um benefício que gera benefícios, é fundamental para o desenvolvimento da área. Sem contar com a integração sempre vantajosa entre estudantes, profissionais, pesquisadores, estilistas e outros interessados no tema”, destacou Roberto Meireles, Diretor do Instituto Rio Moda.
“A parceria entre Instituto Rio Moda e Instituto Colibri amplia a atuação de ambos em ações socioculturais e ambientais, trabalhando para a geração de valor, sempre conciliada com os aspectos da concepção genuína, do respeito às expressões culturais, do desenvolvimento estético e da inclusão social”, finalizaram, afinadíssimos, os diretores Alessandra Marins e Roberto Meireles.
Comente esta matéria no Facebook: