
Maracatu Palmeira Imperial - Foto: Claudia Ferraz
Entre as muitas preciosidades culturaise artísticas de Paraty conferidas pela caravana, nesta etapa, estão a Comunidade Quilombola do Campinho Da Independência, o Templo Hare Krishna e o Coral dos Índios Guaranis, entre outras iniciativas culturais.
Em 2014, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, uma grande enciclopédia digital sobre a cultura do estado, ganhará uma versão em inglês para apoiar os grandes eventos internacionais. Todo o novo conteúdo do portal www.mapadecultura.rj.gov.br lançado há um ano, será bilíngue.
Mais de 3 mil verbetes serão traduzidos e 7 mil fotos e 93 vídeos sobre a cultura do Rio de Janeiro já publicados serão legendados.
O Mapa inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.
Depois de percorrer, na primeira fase, todos os municípios do estado, os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam agora de mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Nessa segunda etapa, serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 8 regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.
Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura.
PROGRAMAÇÃO EM PARATY
Terça-feira, 10/12
15h: Ciranda de Tarituba
Terça e quarta 10 e 11/12 (horários a confirmar)
– Paraty sem foco / Oficina de pinhole do francês Patrcik Allien;
– Ciranda tradicional de Tarituba Braida;
– Instituto Silo Cultural + Defeso Cultural – galeria; sala de exposições;
– Comunidade Quilombola do Campinho da Independência;
– Templo Hare Krishna, Goura Vrndavana;
– Selo literário Off Flip;
– Alambique Engenho D’Ouro;
– Grupo Maracatu Palmeira Imperial
– Coral dos Índios Guaranis (aldeia indígena Guarani de Camboinhas);
– Prêmio Belvedere de Arte Contemporânea.