Nos dias 25 e 26 de novembro, em Trindade e no ITAE, respectivamente, acontecerão as reuniões convocadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) – por meio da Diretoria de Gestão das Águas e do Território (DIGAT) / Gerência de Instrumentos de Gestão do Território (GEGET) – que visam elaborar o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro (ZEEC) das faixas terrestre e marinha do Estado do Rio de Janeiro.
O instrumento será elaborado de forma progressiva pelos setores costeiros fluminenses, sendo a Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (RH I), que abrange integralmente os municípios de Angra dos Reis, Paraty e parcialmente o município de Mangaratiba, a primeira experiência de Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro a ser desenvolvida no Estado.
Durante o processo de elaboração deste instrumento estão previstos alguns eventos para o envolvimento e a participação da sociedade, dentre eles as Oficinas Comunitárias de Diagnóstico Participativo. Estas Oficinas têm como objetivo:
– Informar e sensibilizar as lideranças da sociedade civil sobre o ZEEC;
– Apresentar os objetivos e a importância do instrumento;
– Complementar os estudos técnicos com a visão e o entendimento da população sobre as dinâmicas do território.
A oficina será dirigida a representantes de associações comunitárias, entidades de classe, organizações comunitárias, entre outras instâncias representativas da sociedade local, com destaque às lideranças das comunidades tradicionais (índios, quilombolas e caiçaras) presentes na região. Lembrando que será limitada a 50 participantes.