
Sylvia Junghahnel em Tavares, RS
A Coordenadora do Projeto Aves de Paraty, Sylvia Junghahnel, ofereceu uma palestra sobre aves migratórias e aves marinhas no CEIC, incluindo informações sobre o Festival Brasileiro de Aves Migratórias realizado em outubro na cidade de Tavares, Rio Grande do Sul, ao lado do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, do qual participou uma equipe da Associação Cairuçu.
O tema é relevante, já que de 0.000 espécies de aves no planeta, 1.800 são migratórias. A palestra se compôs de quatro partes: primeiro foi apresentado o belo vídeo de Havita Rigamonti sobre a Lagoa do Peixe, depois um relato fotográfico do Festival em Tavares seguido por informações específicas sobre estudos feitos acerca de maçaricos, suas rotas migratórias que vão praticamente do Pólo Norte ao Pólo Sul e vice-versa uma vez ao ano. Por último foi falado sobre o conceito de Ciência Cidadã, ilustrado com uma bela animação.
Mesmo que você não saia de sua cidade, as observações de aves feitas no entorno podem ser de grande valia para a ciência cidadã. Por exemplo, ainda se sabe muito pouco sobre as rotas migratórias de muitas aves. Sabemos que certos beija-flores aparecem e desaparecem por aqui, mas ainda não se sabe exatamente para onde vão. Diuner Mello, respeitado historiador de Paraty, mencionou nesses dias que ainda não viu as andorinhas migratórias nesse ano… Ah! Então passam também por aqui e não só no interior do Brasil!

Aves migratórias no Parque Nacional da Lagoa do Peixe
O Projeto Aves de Paraty da Associação Cairuçu justamente tem por objetivo reunir todos esses conhecimentos e colocá-los à disposição de todos interessados.
A boa surpresa foi a presença de Faustinho da Trindade, biólogo e grande conhecedor de aves marinhas brasileiras, que relatou que já passou 32 dias ao pé da Barra da Lagoa do Peixe fazendo o levantamento das aves por lá, compartilhando com todos essa experiência. Saiu feliz com uma camiseta do Roteiro da Lagoa do Peixe tendo a ave-símbolo estampada: o flamingo; e com vontade de realizar projetos de pesquisa por aqui. Tomara que em breve seja possível fazer parcerias que viabilizem esses estudos em Paraty!
André Limax, coordenador do CEIC, também foi premiado com uma sacola de pano com um flamingo estampado, todos sairam bem mais curiosos em saber muito mais sobre as aves migratórias. Você também quer saber mais? Confira nos seguintes links:
Vídeo em inglês com legenda em português (ativar no canto embaixo à direita) sobre “A Aventura mais perigosa do mundo: migração das aves”: http://www.youtube.com/watch?v=Q-mMMpl_T80
Excelente apresentação da palestra do ornitólogo Rafael Dias sobre Aves migratórias no sul do Brasil: http://www.slideshare.net/avistar2011/aves-migratorias-rio-grande-do-sul-avistar2011
Matéria do SBT sobre a Lagoa do Peixe e Paraty presente: http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/36180/RS:-Migracao-anual-das-aves-lota-parque-em-Tavares.html#.UoAsRqX3DlL
Visite: www.cairucu.org.br