Home > Atualidade > Arte & Cultura > Relatório final do Paraty Eco Fashion 2013 mostra a força do projeto e traz Book comemorativo

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Relatório final do Paraty Eco Fashion 2013 mostra a força do projeto e traz Book comemorativo

Confira as galerias de imagens e ações do mega evento realizado pelo Instituto Colibri. O Paraty Eco Fashion é um projeto de estimulo à moda e ao design sustentáveis, tanto em perspectiva ambiental quanto social.

Neste intuito, incentiva a participação de populações tradicionais e periféricas no processo de produção material e de referências estéticas; provoca o intercâmbio de ideias entre comunidades, estudantes e profissionais sobre os processos envolvidos; e assim, além de estimular novas práticas produtivas, valoriza o resgate de saberes tradicionais que conciliam, historicamente, o fazer artesanal ao uso de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental.

Sua execução passou por diversas etapas e culminou em um grande evento, realizado nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro de 2013.

FAÇA O DOWNLOAD DO BOOK PÓS-EVENTO AQUI

Preparando o terreno

Tudo o que foi visto durante os dias do evento é resultado do trabalho mútuo entre o Instituto Colibri, artesãos, estudantes, profissionais e comunidades locais. Para que isso fosse possível, o Instituto Colibri realizou várias atividades ao longo do ano, como forma de preparação para as ações do Paraty EcoFashion. Oficinas, cursos, encontros e workshops, uma intensa vivência sobre métodos de produção sustentável.

Atividades de capacitação do projeto em 2013:

– Modelagem e Corte Costura
– Crochê e Customização
– História da Moda
– Design de Moda
– Tecelagem
– Bordado
– Patchwork
– Papel Artesanal
– Desenvolvimento Pessoal e Profissional
– Concurso de bordados “Máscaras de Paraty”
– Oficina de Máscaras em papel machê
– Oficina de Barquinhos em tecelagem


Feira Criativa

Instalada em frente à Praça da Matriz, a Feira Criativa recebeu grande visitação, e ofereceu ao público diversos trabalhos que têm a sustentabilidade como mote de suas obras. Em forma de produtos de grande atrativo comercial, estavam expostas diversas propostas criativas de produções de baixo impacto ambiental. Alinhados a este princípio, muitos, ainda, foram capazes de traduzir saberes e valores de culturas locais, e mostraram alternativas de ocupação e geração de renda nas comunidades de onde vieram.

Junto à Feira, estiveram montados palco e passarela, por onde os visitantes puderam assistir atrações musicais diversas, transmissões simultâneas das mesas do Ciclo de Palestras Eco Modus, e apreciar coleções de moda sustentável através de desfiles descontraídos.

Eco Cine

Programação de cinema no espaço cultural do IPHAN de Paraty, com filmes adultos e infantis, sempre dentro da temática da sustentabilidade, escolhidos para agradar a todos os gostos e idades. Alunos de diversas escolas aproveitaram desta programação cultural e educativa. São Sebastião Tem Alma e Cineclube Paraty atuaram em conjunto para que esta ação fosse realizada.

Oficinas

Dentro da programação do evento, as oficinas cumpriram o objetivo de difundir técnicas e saberes consolidados por grandes profissionais da moda. Pelas dinâmicas propostas, os interessados puderam observar e praticar outras formas de produção sustentável.

Fizeram parte desta programação as seguintes oficinas:

– Transformar (conceito de UPcycling), com Gabriela Mazepa
– Processos Criativos Sustentáveis em Moda, com André Ribeiro de Barros
– Moulage, com Lena Santana
– Criação e Desenvolvimento de Coleção em Moda Sustentável, com Lilyan Berlim
– Biojóias, com Patrícia Moura
– Despertar para a Moda, com Saint Clair

Veja fotos:

paraty-ecofashion-2013-62paraty-ecofashion-2013-63paraty-ecofashion-2013-64paraty-ecofashion-2013-65paraty-ecofashion-2013-66paraty-ecofashion-2013-67paraty-ecofashion-2013-68paraty-ecofashion-2013-69paraty-ecofashion-2013-70paraty-ecofashion-2013-71paraty-ecofashion-2013-72paraty-ecofashion-2013-73paraty-ecofashion-2013-74paraty-ecofashion-2013-75paraty-ecofashion-2013-76paraty-ecofashion-2013-77paraty-ecofashion-2013-78paraty-ecofashion-2013-79paraty-ecofashion-2013-80paraty-ecofashion-2013-81

Mostra de Moda e Design Sustentáveis

A Mostra de Moda e Design Sustentáveis foi resultado de um processo em que estudantes e profissionais, inscritos desde o início do ano, se dedicaram a pesquisar e desenvolver produtos que estejam de acordo com os conceitos tratados pelo Paraty Eco Fashion.

A partir de uma orientação criteriosa por parte do Instituto Rio Moda, foi possível mostrar experiências bem
sucedidas no propósito de conciliar os princípios éticos de uma moda sustentável com os valores estéticos necessários à aceitação do mercado.

Além de valorizar as ações de educação e pesquisa no campo da moda e do design, a exposição despertou interesse por parte de todos aqueles que transitaram no espaço durante o evento. Participaram 49 equipes, de 11 Estados brasileiros sendo selecionadas 20 equipes.

Mostra Centro de Capacitação Colibri

Nesta exposição foram mostrados os trabalhos de moda e design resultantes de diversos cursos realizados pelo Instituto Colibri em Paraty ao longo do ano. Entre tantos, destaca-se um figurino baseado na história de Chica da Silva, onde professores e alunos de diferentes cursos interagiram para a sua elaboração e execução.

Núcleo de Moda Cairuçu

O Núcleo de Moda Cairuçu enriqueceu o evento com uma mostra de trabalhos desenvolvidos em projeto de capacitação e pesquisa em moda realizado junto a comunidades de Paraty pela Associação Cairuçu.

Exposição “Eu sou a moda brasileira” – Instituto Zuzu Angel

A exposição “Zuzu Angel: eu sou a moda brasileira” ocupou o pátio da Casa de Cultura de Paraty com painéis fotográficos de algumas das peças desta grande estilista. Nas fotos expostas os visitantes puderam conferir as referências estéticas genuinamente brasileiras que marcaram suas peças, e o porquê dela ter sido um dos maiores ícones da moda brasileira. Além de sua importância no campo da moda, Zuzu Angel teve sua história de luta recordada em demais atrações do evento.

Ciclo Eco Modus

O Ciclo de Palestras Eco Modus trouxe ao evento um espaço de debate sobre os caminhos que a moda, o artesanato e o design sustentáveis podem trilhar, identificando os potenciais e desafios futuros. Profissionais e instituições que buscam novos princípios éticos e estéticos da moda puderam compartilhar seus pensamentos e experiências. O Talkshow organizado pelo Instituto Rio Moda protagonizou momentos de descontração e de formação cultural.

Abertura Instituto Colibri: Painel Paraty Eco Fashion
Divulgação Programa Rumos do Itaú Cultural
Convidados: Renato Imbroisi e Instituto Zuzu Angel – Mediação: Bernadete Passos

MESA 1 – Quando a Moda encontra a Arte
Convidada: Flávia Melo / Mediador: Lauro Monteiro

MESA 2 – Painel Mostra de Moda e Design | Estudantes e Profissionais
Abertura: Instituto Rio Moda – Alessandra Marins
Convidados Lilyan Berlim, Pedro Ruffier e Equipes Selecionadas

MESA 3 – Sustentabilidade e Responsabilidade
Convidadas: Kavita Pamar – Diretora da Maison Raasta e do projeto IOU e Nina Braga – Diretora Instituto E

MESA 4 – A moda enquanto Economia Criativa
Convidados: Patrícia Sant’Anna – Tendere

MESA 5 – As diversas formas de criar
Abertura Instituto Colibri / Convidado: Renato Imbroisi
Renato Imbroisi com Mestra Griô Dª Madalena, Dª Adilsa, Ana Claudia e Mestre Griô Valentim

MESA 6 – Antigas Técnicas, Novos Caminhos
Convidadas: Hisako Kawakami e Silvia Sasaoka / Mediadora: Eliane Damasceno

MESA 7 – TALKSHOW – Instituto Rio Moda
Convidados: Agustina Comas, Gabriel del Corso e Claudio Magalhães
Mediador: Roberto Meireles

MESA 8 – A Moda Brasileira
Convidadas: Hildegard Angel, Celina Farias e Lucia Acar

MESA 9 – Empreendedorismo e Criatividade
Convidados: Guilherme Velho – Chefe-executivo das Incubadoras Rio Criativo – Secretaria de Estado de Cultura RJ e Profª Lilyan Berlim

Confira mais imagens:

paraty-ecofashion-2013-82paraty-ecofashion-2013-83paraty-ecofashion-2013-84paraty-ecofashion-2013-85paraty-ecofashion-2013-86paraty-ecofashion-2013-87paraty-ecofashion-2013-88paraty-ecofashion-2013-89paraty-ecofashion-2013-90paraty-ecofashion-2013-91paraty-ecofashion-2013-92paraty-ecofashion-2013-93paraty-ecofashion-2013-94paraty-ecofashion-2013-95paraty-ecofashion-2013-98paraty-ecofashion-2013-99

Exposição “Raizes de Paraty”

Raízes de Paraty, com direção artística do designer Renato Imbroisi, apresenta a arte e o artesanato da cidade em sua forma tradicional e também renovada por criações que ampliam possibilidades estéticas e sustentáveis. Na exposição as máscaras e os bonecos de tantos carnavais e festas, os barquinhos que integram a paisagem da baía, técnicas artesanais das comunidades indígenas e quilombola – e tudo recheado de surpresas.

Os Mestres Natalino, Jubileu, Lucio Cruz, Geninho, Biba e Márcio
Bordadeira Regina Bartorelli
Thaisa vencedora do Concurso de Bordados Máscaras de Paraty
Cestaria Guarany – Aldeia de Paraty Mirim
Arte do Quilombo do Campinho da Independência – Mestre Griô Dª Madalena
Tecelagem de Barquinhos


Desfiles

Desfile das Havaianas com jovens modelos de Paraty
Lena Santana – Infantil: Crianças do Quilombo do Campinho da Independência
Lena Santana – Quilombo do Campinho da Independência
Desfile Lena Santana

Apresentações Musicais

Apresentação do coral Encantando na Casa da Cultura
Luis Perequê – Cantor e compositor paratiense
Grupo de Música e Dança Haka Ara Henua – Chile

Encerramento do evento Paraty Eco Fashion com o espetáculo Povos do Mar

O espetáculo de teatro, dança e música é resultado do Projeto “Cultura Viva na Arte dos Povos do Mar” realizado pelo Ponto de Cultura do Centro Cultural São Sebastião Tem Alma em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A obra reúne diferentes linguagens artísticas e conta com a participação de diversos atores, músicos e bailarinos de Caraguatatuba.

O evento em números

– Exposição Raízes de Paraty: setembro 2.500 + outubro 5.000 = 7.500
– Equipes Selecionadas para a Mostra: 20
Público em workshops: 62
– Público Ciclo de Palestras Eco Modus: 800
– Faculdades de Moda e Design contatadas: 150
– Público Mostra de Moda e Design Sustentáveis: 2.500
– Público Exposição Zuzu Angel: 5.500
– Público Feira Criativa: 6.000
– Citações em sites: 167

Visite www.paratyecofashion.com.br / www.colibri.org.br

Comente esta matéria

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*