A implantação de ações que beneficiam o pequeno agricultor familiar foi destacada pelo Secretário de Agricultura do Estado, Christino Áureo. Segundo o secretário, diversos programas como o Prosperar – Programas da Agricultura Estadual que incentiva a agroindústria familiar, o artesanato e o turismorural – e o Florescer, voltado para o desenvolvimento da floricultura, deverão ser implantados ou ampliados no município.
“Um lugar turístico como Paraty tem demanda por artesanato, doces, cachaças uma série de produtos da agroindústria familiar, o que torna o setor uma grande opção de desenvolvimento econômico. Tanto os visitantes como os próprios restaurantes estão valorizando cada vez mais os produtos locais e incorporando a gastronomia típica aos seus cardápios, assim como o artesanato e produtos nativos atraem a atenção dos turistas. Focar nesse nicho de mercado é fundamental para aumentar a renda dos moradores”, comentou Áureo.
Além do fomento ao beneficiamento dos produtos agrícolas, o secretário destacou ainda que o Florescer se encaixa no perfil econômico de Paraty:
“Nós sempre trabalhamos desenvolvendo políticas públicas voltadas para a vocação de cada município. Paraty, com suas grandes reservas de Mata Atlântica, tem grande aptidão para a floricultura tropical, um setor que através do programa Florescer vem crescendo rapidamente. Hoje o estado do Rio é o segundo maior produtor de flores do país, e o município poderá ter destaque nesta área”.
Fonte: Departamento de Comunicação Social da prefeitura de Paraty