
Alessandra Marins e Roberto Meireles
Se você está acompanhando a programação do evento que acontece em Paraty de 26 a 29 de setembro próximo, já notou que a participação do Instituto Rio Moda, criado há quase cinco anos por Alessandra Marins e Roberto Meireles, é um dos eixos importantes do encontro.
Como centro integrado de referência, conhecimento e reflexão sobre a indústria da Moda, o Instituto Rio Moda é um espaço de troca de informações, sem pré-requisitos ou currículos rígidos, onde o que se aprende em workshops, quickshops, talkshows, câmaras de brainstorm, showrooms e outras frentes de atuação já se relaciona diretamente com o que é necessário para atuar na cadeia produtiva da Moda.
“Acreditamos que o Design aplicado a todo tipo de artefato, incluindo o que usamos para nos vestir, adornar e expressar, pode ser a chave de muitas transformações, uma vez que – por meio de produtos ambientalmente equilibrados – implica uma das mais importantes engrenagens de informação e de comportamento na contemporaneidade. Envolvendo os processos de criação, produção, consumo e estilo de vida, sensivelmente conectados com as necessidades de uma sociedade que muda o tempo todo, estamos falando da Moda como indústria de extrema importância para um mundo sustentável.”

Pedro Ruffier, curador convidado
“O que necessitamos agora é que as informações sobre o tema sejam difundidas. Sustentabilidade é um conceito complexo e seus princípios econômicos, sociais e ambientais precisam ser divulgados e colocados em prática, gerando consciência e oportunidade de integração.” destaca a diretoria do Rio Moda.
“Como curadores da Mostra de Moda e Design Sustentáveis do Paraty EcoFashion 2013, vemos o evento como uma oportunidade de aprendizagem e estabelecimento de redes. Dar maior visibilidade à informação que este evento gerará, enquanto um benefício que gera benefícios, é fundamental para o desenvolvimento da área. Sem contar com a integração sempre benéfica entre estudantes, profissionais, pesquisadores, estilistas e outros interessados no tema.”
“A parceria entre Instituto Rio Moda e Instituto Colibri amplia a atuação de ambos em ações socioculturais e ambientais, trabalhando para a geração de valor, sempre conciliada com os aspectos da concepção genuína, do respeito às expressões culturais, do desenvolvimento estético e da inclusão social”, finalizam, afinadíssimos, Alessandra Marins e Roberto Meireles.
PARTICIPAÇÕES DO INSTITUTO RIO MODA NO PARATY ECOFASHION
Na Casa da Cultura, dia 27 de setembro, sexta-feira
MESA 2 – Painel Mostra de Moda e Design | Estudantes e Profissionais, das 14 às 17 horas. Com Alessandra Marins e os convidados Lilyan Berlim e Pedro Ruffier / MESA 3 – TALKSHOW , das 20 às 21h30, com convidados do Instituto Rio Moda
No Silo Cultural, durante os dias do evento
Mostra de Moda e design Sustentáveis, com a participação de estudantes e profissionais

Lilyan Berlim, curadora convidada
Para conhecer um pouco mais sobre os trabalhos e atuação do Instituto Rio Moda, acesse www.institutoriomoda.com.br
O Instituto Colibri convida a todos para participarem do Paraty EcoFashion, de 26 a 29 de setembro, e apreciarem as exposições e desfiles. Saiba mais: www.paratyecofashion.com.br
“Paraty fica ainda mais bonita quando o assunto é moda e design sustentável”