
MIMO 2012
Entre os dias 23 e 25 de agosto, um dos maiores eventos de música instrumental gratuito do país chega pela primeira vez a nossa cidade com concertos gratuitos de artistas de várias nacionalidades e ritmos.
Maior festival de música instrumental gratuita do Brasil cresce afirmando sua vocação de valorizar as cidades históricas e promover a música plural, através de exposições, palestras e etapa educativa a partir de 2013. Além de Olinda e Ouro Preto, o Movimento MIMO insere Paraty em seu roteiro de cidades-patrimônio.
As inscrições para a programação educativa do evento foram prorrogadas até o dia 04 de agosto de 2013, inscreva-se AQUI
Estrela do evento, o pianista e compositor norte americano Herbie Hancock, vencedor de 14 Grammys, está confirmado. Ele promete um show histórico ao ar livre. Além dos concertos, o MIMO ainda tem em sua programação workshops, palestras e um festival de cinema inteiramente dedicado à música.
Do erudito ao jazz, passando pela world music e tudo de mais representativo que exista na cena contemporânea, o MIMO comemora dez anos em 2013 cheio de novidades. O festival, agora transformado em Movimento MIMO, reúne ações ininterruptas durante todo o ano, que extrapolam o calendário do evento, para se firmar como polo agregador da música plural.
O circuito também foi ampliado: a charmosa Paraty será palco, pela primeira vez, da grande festa internacional do MIMO (de 23 a 25 de agosto), seguida por Ouro Preto (29 de agosto a 1º de setembro) e Olinda (2 a 8 de setembro).

Rum Tareq Al Nasser
PROGRAMAÇÃO EM PARATY
Sexta-feira, 23/08
19h:30 – Stephan Micus (Alemanha) Igreja da Matriz
22h:00 – Herbie Hancock (EUA) Praça da Matriz
00h:30 – BNegão & Os Seletores de Frequência ( Brasil) Praça da Matriz
Sábado, 24/08
11h:00 – Duo Milewski (Brasil) Capela das Dores
19h:30 – Rosana Lanzelotte, Caíto Marcondes e Luis Leite (Brasil) – Igreja da Matriz
22h:30 – Rum Tareq Al Nasser (Jordânia) Praça da Matriz
00h:30 – João Bosco (Brasil) Praça da Matriz
Domingo, 25/08
17h:30 -MANdolinMAN (Bélgica) Igreja da Matriz
21h:00 – Madredeus (Portugal) Praça da Matriz
Os locais dos shows ainda não foram divulgados.
As mudanças vêm acompanhadas da chegada de novos sócios ao MIMO. Os empresários de mídia, cultura e entretenimento Luiz Calainho e de conteúdo e marketing Fernanda Cortez juntaram-se à produtora cultural Lu Araújo, idealizadora do festival, que já levou mais de 500 mil espectadores aos 200 concertos realizados e 90 filmes exibidos desde 2004.
A expansão de atividades ao longo do ano, previstas no Movimento MIMO, começa com o lançamento de um portal e ativações de redes sociais próprios e prossegue com ciclos de palestras, exposição fotográfica comemorativa dos dez anos e multiplicação da etapa educativa no Rio de Janeiro, em São Paulo e Belo Horizonte.
A equipe também anuncia a criação de novas plataformas para comunicação, com conteúdos exclusivos, como uma webradio (com playlists de artistas de diversas partes do mundo) e aplicativos sobre as cidades por onde o MIMO passará. O objetivo é transformar o MIMO em uma referência para o mercado cultural em todo o mundo, priorizando o binômio cidades históricas e música plural.

Stephan Micus
O MIMO já levou ao palco concertos gratuitos de nomes do calibre de McCoy Tyner, Nelson Freire, Chucho Valdés, Gotan Project, Maria João Pires, Buena Vista Social Club, Antonio Meneses, Richard Bona, Egberto Gismonti e Gonzalo Rubalcaba, entre outros. Assim como acontece desde a sua criação, os artistas convidados do MIMO dividem seus conhecimentos em aulas para iniciantes e profissionais no Programa Educativo.
MIMO em números (de 2004 a 2012)
– 500 mil espectadores;
– 200 concertos com entrada franca;
– 90 filmes exibidos gratuitamente;
– 2.300 músicos participantes;
– 15 mil alunos beneficiados na Etapa Educativa;
4 Coment rios