
Produção de pássaros de papelão
Durante a semana do evento (de 06 a 08/09), centenas de aves de papelão serão espalhadas pela cidade.
Alunos do Grupo de Ballet Cairuçu já começaram a confeccionar belos pássaros coloridos em papelão, orientados pela coordenadora do Festival, Silvia Junghahnel, e a Bióloga Bete Canela (consultora da Associação Cairuçu, entidade criadora e realizadora do evento de turismo de observação de aves).
A Escola Municipal Theophilo Rameck (Patrimônio) também já recebeu os moldes e orientações para produzir parte daquela que será a maior “revoada” de pássaros de papelão de Paraty.
Sobre o evento
O Festival, realizado pela Associação Cairuçu, acontece de 6 a 8 de setembro no Museu Forte Defensor Perpétuo, com exposições, oficinas e palestras. Confira alguns destaques das atividades e clique nos links para acessar a programação e inscrições para oficinas:
Fazendo história: O primeiro guia de Aves de Paraty
No dia 6 de setembro, às 10h, na abertura do evento, acontece a homenagem a Johan Dalgas Frisch e Peter Browne – autores da lista de pássaros da região; junto ao lançamento do primeiro Guia das Aves de Paraty com fotos de Edson Endrigo, reconhecido como um dos melhores fotógrafos de aves da América do Sul. Segue-se então uma intensa programação de palestras e oficinas. Confira AQUI

Trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) - Foto: Fausto Rosa de Campos
Caminhão itinerante, educação ambiental de forma divertida
O caminhão itinerante da SOS Mata Atlântica chega no dia 4 de setembro, carregado de informações. Ele vai ficar na pracinha do Pontal até o dia 6 de setembro das 8:30h às 16:00h e nos dias 7 e 8 de setembro das 10:00 às 17:00h. Faça uma visita!
Oficina para empresários locais e gestores de unidades de conservação
Também no dia 4, a experiente bióloga e consultora Tietta Pivatto, de Bonito/MS, inicia uma oficina sobre Infra-Estrutura do Turismo de Observação de Aves.
O workshop será realizado na sala SEBRAE, instituição parceira em Paraty, das 9:00h às 17:00h, e no dia 05 pela manhã, com uma saída a campo. As vagas são limitadas a 25 participantes. Inscreva-se AQUI
Um programão para seus filhos!
Traga as crianças e avise aos jovens! Bete Canela, consultora ambiental e educadora da Associação Cairuçu, coordena jogos e oficinas na área externa do museu. Bete conta com a parceria da Secretaria de Educação de Paraty (Rede CEA), a museóloga do próprio Museu, Corina Rocha, e estudantes em formação do CEMBRA. Um dos jogos se chama “Trilha das Aves” e desenvolve o reconhecimento do canto das aves locais. A atividade acontece sexta e sábado das 9:00h às 17:00h e domingo das 9:00h às 12:00h.
Exposições de Aves
As exposições ficam no museu durante todo o mês de setembro. Não deixe de ver na Casa da Pólvora a instalação sonora de Juan Pablo Culasso.
Importante:
Todas as atividades são gratuitas, com exceção do passeio de escuna pela Baía de Paraty no domingo e as excursões que serão anunciadas em breve.
Confira a programação de palestras e oficinas. Divulgue e participe! – Visite www.cairucu.org.br