O grupo de fotografia Cairuçu realizou o coquetel de abertura da mostra no CEIC – Centro de Educação Integral Cairuçu. O evento contou com a participação de mais de cinquenta pessoas, entre elas membros das comunidades do entorno, familiares e amigos das expositoras, profissionais da área de fotografia como Giancarlo Mecarelli (Galeria Zoom), a secretária de educação Eliane Tomé e o prefeito Casé.
Veja fotos do evento:
Os quitutes feitos pelo Senhor Eraldo (Patrimônio) com produtos da terra deliciaram os convidados que foram conferir as 20 fotos selecionadas para a exposição. Uma curta de 20 minutos mostrou trechos de saídas fotográficas e entrevistas com os personagens-foco da mostra, como o Senhor Orlando Calegário (90 anos) que saiu do Espírito Santo em 1957 e veio para o Patrimônio e hoje vive da terra.
Sobre a exposição:
A pesquisa foi realizada nas comunidades do Patrimônio e Vila Oratório-Laranjeiras, localizadas no município de Paraty Rio de Janeiro.
O grupo registrou em imagens e depoimentos algumas histórias, modos de vida, personagens e a cultura da região em que vivem seus integrantes, partindo do contato com os moradores mais antigos, interações que possibilita o resgate de recordações e lembranças passadas.
Os moradores Senhor Orlando Calegario (90 anos) e o Senhor Eraldo (64 anos) do Patrimônio e o Senhor João de Almeida (99 anos) e Dona Geni (85 anos) da Vila Oratório- Laranjeiras foram personagens centrais para que esse trabalho se concretizasse.
O resultado da pesquisa culminou na exposição fotográfica “O antigo e o novo olhar, entre Patrimônio e Laranjeiras” que, através do antigo olhar desses moradores e do novo olhar das jovens participantes do grupo, conta um pouco da história da região através de imagens, textos e vídeos das prosas realizadas.
Visitação:
De 10 a 17 de agosto de 2013, de 12 a 18h na Biblioteca Comunitária Laranjeiras, Vila Oratório.
Acesse www.cairucu.org.br