Prestadores de serviços turísticos participam do Programa Sebrae 2014 visando auxiliar as cidades-sede durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Sendo a principal fonte de renda de Paraty, o setor turístico promete alavancar ainda mais a economia e aproveitar os grandes eventos no país para isso. Por essas razões, as capacitações são tão importantes. Desde o ano passado, várias reuniões vêm sendo realizadas para que a entidade apresente os principais pontos do programa, e como estes devem ser implantados nas cidades.
– Está sendo finalizado um estudo para que sejam descobertos os denominadores comuns dos empresários de turismo da Costa Verde. A partir daí podemos capacitá-los. Nossa missão é fazer que o empresariado conheça verdadeiramente seu produto, utilize as ferramentas de marketing adequadas e saiba vendê-lo, não só pensando nos grandes eventos, mas sim para a vida inteira – argumentou o gestor estadual do projeto “Sebrae 2014”, Yêddo Bitencourt.
A previsão é de que a capacitação dure cerca de dois anos em toda a Costa Verde. Enquanto isso, outros projetos do Ministério do Turismo já englobam os municípios da região:
– O “Bem Receber Copa” é um projeto “guarda-chuva”, do Ministério, que abriga várias entidades e demais programas com o mesmo intuito de melhorar todos os setores do turismo. Já o “Sebrae 2014” foca nos pontos fortes e fracos de cada empreendimento da Costa Verde para podermos melhorar – explicou a gerente do Sebrae, Vanessa Cohen.
Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas são essenciais para alavancar o turismo. Além disso, também é fundamental a participação em feiras importantes no exterior, a criação e adaptação de projetos para os próximos anos, e o cumprimento das obrigações com os eventos turísticos e culturais que integram o calendário do município.
Gabriel Borges – Diário do Vale
Comente esta matéria: