Os agentes da prefeitura montaram um esquema especial de trânsito no trevo da cidade e de ordenamento na avenida Júlio Maria. No Cais de Santa Luzia, onde os peregrinos embarcaram para passeios de escuna, a equipe da TurisAngra reforçou seu efetivo visando melhor atendimento e cuidado para o embarque dos jovens.

Missa na Vila do Abraão - Foto: Paróquia São Sebastião da Ilha Grande
— Todas as solicitações referentes à JMJ que recebemos estão sendo atendidas dentro das possibilidades da fundação. No final do mês passado, a prefeitura viabilizou toda a estrutura do evento Bote Fé, no Cais de Santa Luzia, e, em conjunto com outras entidades, conseguiu fazer a passagem da Cruz Peregrina em Angra um sucesso reconhecido pelos organizadores da JMJ.
Conseguimos também, através de parceiros, disponibilizar uma embarcação para levar os jovens à Ilha Grande neste evento, coincidindo com a tradicional Festa de São Pedro, na Vila do Abraão — destacou o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, que lembrou que nem todos os empresários que recebem grupos comunicam à fundação.
No início de mês de junho, a TurisAngra enviou um e-mail pedindo aos empresários do trade turístico do município que fossem receber visitantes ligados à JMJ que fizessem contato com a fundação para que esquemas especiais de receptivo fossem montados com antecedência.
Em razão disso, a TurisAngra solicita mais uma vez que pousadas, hotéis e restaurantes que receberão pessoas ligadas à JMJ, fora das hospedagens em residências, façam contato com Marcela Lopes, na sede da fundação, através dos telefones (24)3367-7789, (24)3369-7708 e (24)9922-9747, ou pelo e-mail tur.planejamento@angra.rj.gov.br, para que a TurisAngra identifique a demanda e informar aos outros aos órgãos públicos, principalmente os de segurança e tráfego.
Semana Missionária
Segundo estimativa dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude, Angra dos Reis deve receber, durante a Semana Missionária, que antecede à JMJ, centenas de jovens de vários países, que ficarão hospedados em casas de paroquianos.Em toda a Diocese de Itaguaí, a previsão é de 3500 visitantes estrangeiros. Este evento, que acontece uma semana antes da JMJ, será encerrado com uma grande missa campal, celebrada no dia 21 de julho, as 10h, na Igreja do Carmo.
JMJ
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar a vivência da espiritualidade, na capital entre 22 e 28 de julho.
O jovem missionário vem para este evento depois de se escrever em um site que o direciona para uma residência que o acolherá e o alimentará. Entretanto, como falamos de milhões de pessoas, a capital fluminense já está lotada só com aqueles que virão fora da estrutura central do evento, e Angra e outras cidades no estado viraram alternativa.