
Igreja de Santa Rita, cartão postal de Paraty
Marco Navega esteve em Paraty e Angra entregando os certificados de exclusividade do uso do nome Convention Visitors Bureau às entidades locais devidamente federadas. O Presidente da Federação de Convention Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) visitou a Costa Verde no último final de semana.
“Os CVBx seguem a mesma forma de governo do Brasil, onde os poderes são independentes entre si (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o conjunto de órgãos refere-se as três esferas de poder: Federal, Estadual ou Distrital e Municipal”, ressalta Navega. “A organização de marketing do turismo Convention Visitors Bureau, defende e promove o setor em âmbito municipal (CVBs), estadual (Federação) e federal (Confederação).
Na intenção de estruturar e organizar o sistema de CVBx, Navega elaborou o certificado de filiação para os onze “escritórios de negócios” (CVBx) existentes no Estado.
Em Paraty, o encontro entre a Federação e o CVB local aconteceu na sede local no bairro Parque Imperial, na manhã da segunda-feira (24). Marco Navega – Presidente da Federação, Guilherme Abreu – Conselheiro da Federação e Monalisa Fagundes – Assessora de Imprensa da Federação, reuniram-se com os integrantes do Conselho do Paraty CVB Paulo Renato, Sebastian Buffa e o Diretor Executivo Annibal Luiz Gama Júnior.

Certificado entregue ao Paraty CVB
No encontro, Marco Navega destacou duas ações que esta levando adiante visando melhorar os serviços da Federação e o atendimento aos Conventions filiados e seus associados:
“Estamos formatando uma parceria com a Ricardo Eletro para habilitar aos associados dos Conventions do RJ a realizar compras com preços e condições especiais na rede” adiantou Navega. “Projetamos outra parceria muito importante junto à Secretaria Estadual de Turismo, onde eles entrariam com uma participação financeira proporcional ao arrecadado pelos Conventions de cada município, recursos que serão investidos num objetivo comum: a divulgação dos diferentes destinos do Rio de Janeiro” finalizou.
Angra
Embora o Angra dos Reis CVB tenha sido um dos últimos a receber o certificado, a realização da entrega dos títulos em cada CVB federado surgiu a partir do pedido de um documento oficial por parte da entidade, por meio de seu Presidente. “Preciso de um documento oficial da Federação que comprove que o Angra CVB é a única instituição do município com autorização de usar a marca”, solicitou o presidente Gino Zamponi.
Navega viu neste pedido a oportunidade de conceder a cada Convention algo que pudesse deixar oficialmente registrado a filiação – os Certificados de Reconhecimento.”Antevi nesta solicitação a melhor oportunidade de atender um pedido de um amigo comprometido com o destino de Angra dos Reis e de todos os CVBx do RJ, agradeci pessoalmente ao Presidente Gino Zamponi pela ideia sugerida e com muita honra e com a sensação do dever cumprido lhe entreguei o certificado”‘, comentou Marco Navega.

A entrega do certificado de Angra aconteceu neste sábado (22/06), na sede do Angra CVB
Os certificados foram entregues em forma de quadro para que sejam expostos nos escritórios identificando-os como órgãos oficiais e um segundo documento em formato A-4 para ser usado nos projetos de captação de recursos e de eventos nacionais e internacionais, sob a chancela da Confederação Brasileira de CVBx, outorgada pelo Presidente João Luiz dos Santos Moreira.
“A filiação tem caráter permanente e com validade em todo o País por tempo indeterminado. Mas, somente os municípios com potencial turístico devem procurar a filiação, a fim de desenvolver o setor em sua cidade. No estado do RJ, temos onze CVBx filiados e atuantes. Nossa proposta é organizar todo o sistema e contribuir para que cada município, possuidor de um Convention Bureau, se fortaleza turisticamente”, concluiu Navega.
A entrega dos certificados na região turística da Costa Verde do RJ contou com a presença do Conselheiro Financeiro da Federação e atual Vice-presidente do Macaé CVB, Guilherme Abreu. “Já tivemos a oportunidade de receber o certificado em Macaé. Essa ação mostra a forma organizada e transparente de gerir a entidade superior. Com essa gestão dedicada e comprometida, estou certo de que o estado que já tem todo potencial turístico pode alavancar no setor de forma definitiva e organizada”, finalizou.
Função dos órgãos:
C&VB – O C&VB não visa lucro e age como órgão de suporte e dinamização em conjunto com vários setores pertencentes ao turismo. Oferece auxilio técnico, acesso ao material promocional, disponibilidade a bancos de fotografias, estatística, dentre outros, além de permitir, através da organização e acompanhamento do setor empresarial, visitas para os clientes com o objetivo de obterem conhecimento sobre a cidade seguindo preceitos internacionais, criados e aprovados a mais de cem anos.
FC&VB – A Federação dos Conventions & Visitors Bureaux é constituída exclusivamente por entidades que atuam como “Convention & Visitors Bureaux” nos Estados do Brasil e tem por finalidade promover e representar as suas associadas em todo e qualquer pleito do interesse do segmento.
CBC&VB – A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau é a instituição de referência internacional na representação, gestão e fortalecimento de redes de C&VBx. Representa as Federações Estaduais de C&VBx, promovendo e apoiando ações que visem o fortalecimento e o alinhamento estratégico da rede brasileira de C&VBx.
Enfim, a ação dos CVBs tem caráter nacional e é exercida de acordo com o estatuto da instituição. A filiação é necessária, uma vez que só é permitido o uso do nome “Convention & Visitors Bureau”, o órgão que for devidamente registrado como tal.