
No dia 18 de maio, o Instituto Colibri, realizador do Paraty EcoFashion, encerrou as inscrições da mostra e ficou surpreso pelo grande interesse em participar efetivamente demonstrado com inscrições vindas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Espirito Santo, Amazonas e Brasília – DF.
O Paraty EcoFashion é um projeto de estímulo à moda social e ambientalmente sustentável, que propicia visibilidade ao divulgar conceitos e produtos da moda que contribuem para uma sociedade mais sustentável. Tem como foco valorizar saberes tradicionais sobre materiais e técnicas de baixo impacto ambiental. Fomenta a inclusão de populações tradicionais e periféricas no processo de produção da moda e estimula o debate de princípios éticos e estéticos da moda contemporânea.
Sua execução prevê além da Mostra de Projetos de Moda e Design Sustentáveis desfiles, exposições e palestras. O resultado deste processo poderá ser conferido na 3ª edição do Paraty EcoFashion, de 26 a 29 de setembro de 2013, com a exposição dos projetos selecionados, composta por produtos que traduzam as características culturais e os talentos dos estudantes e dos profissionais participantes.
A curadoria da Mostra está a cargo do Instituto Rio Moda, o qual convidou para compor a equipe de curadoria os profissionais Lilyan Berlim e Pedro Ruffier juntamente com a equipe do Instituto Colibri.
O Instituto Rio Moda atua desde 2008 no campo educacional, complementando o trabalho acadêmico realizado pelas escolas de moda e contribuindo para o desenvolvimento da indústria e para uma identidade da Moda Brasileira, disseminando cultura e gerando riqueza.
Lilyan Berlim é designer têxtil, criando padronagens e desenvolve estampas para marcas conhecidas. Lançou o livro “Moda e Sustentabilidade – Uma reflexão necessária”, pela Estação das Letras e Cores em 2012.
Pedro Ruffier é empresário e fundador da marca Movin, que utiliza tecidos ecológicos inovadores, com tingimentos naturais.