O Projeto Aves de Paraty da Associação Cairuçu tomou a iniciativa de organizar uma “passarinhada” no belo espaço do Museu Forte Defensor Perpétuo. Foi uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e trocar experiências e informação sobre o “Birdwatching”.
Já de início o grupo foi recebido por um beija-flor-cinza (Aphantochroa cirrochloris), espécie endêmica do Brasil, ou seja, só tem por aqui. Depois foram avistados sabiá-laranjeira, sabiá-una, tié-sangue, caxinguelê e gaturamo (bonito rosinha).
O dia do observador de aves no Brasil é o dia 28 de abril pois em 28 de abril de 1500 Pero Vaz de Caminha descreveu o primeiro avistamento de aves brasileiras:
“Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra. Todavia os que vi não seriam mais que nove ou dez, quando muito. Outras aves não vimos então, a não ser algumas pombas-seixeiras, e pareceram-me maiores bastante do que as de Portugal. Vários diziam que viram rolas, mas eu não as vi. Todavia segundo os arvoredos são mui muitos e grandes, e de infinitas espécies, não duvido que por esse sertão haja muitas aves!”
Mais informações:
http://www.ceo.org.br/campanhas/dia_do_observador.htm
http://wikiaves.com.br/beija-flor-cinza