Como parte do processo de capacitação que a Associação Cairuçu vem realizando junto à equipe do Centro de Educação Integral Ponta Negra, três moradores dessa comunidade estiveram em Trindade para ver a peça de teatro “Memórias da Trindade”, da Companhia Rosa Carmo Queiroz.
O espetáculo conta a história de Trindade desde os primeiros habitantes do lugar, passando pela criação da Vila de Trindade, fundada por três famílias, a transformação influenciada pela construção da estrada Rio-Santos e a luta pela terra: “Trindade para os trindadeiros”.
Veja fotos da experiência:
Para Joseane, “foi a oportunidade de ver a história cultural de minha comunidade representada no espetáculo”. Para Roseni, “a parte do espetáculo em que aparece a fabricação de farinha de mandioca, uma cultura quase esquecida por muitos moradores de Ponta Negra, foi de muita emoção”. Para Nego, “a maior satisfação foi ver a história de uma comunidade ter sido contada de um modo inteligente e divertida”.
Um trabalho rico pela diversidade de recursos (musica, história oral, bonecos falantes, teatro de sombra, animação, vídeos e intervenções), sem contar a atuação das brilhantes atrizes Lilia Rosa e Fátima Queiroz narrando às histórias, fazendo uso de um dialeto que predominou em Trindade no passado.
Visite www.cairucu.org.br