Home > Parceiros > Associação Cairuçu > Pelo saneamento na Ponta Negra

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Pelo saneamento na Ponta Negra

Uma reunião no escritório da Associação Cairuçu abordou o estudo para um projeto de saneamento para a comunidade de Ponta Negra. No encontro houve uma apresentação da EMBRAPA sobre um sistema de saneamento de tecnologia simples e eficiente que, entre outros, está sendo avaliado como uma alternativa para o saneamento desta comunidade.

Tratar o esgoto e a água da Ponta Negra é um antigo desafio da Associação Cairuçu, que desde 2006 estuda maneiras e tecnologias para o local. O local apresenta um relevo extremamente acidentado com grande quantidade de pedras, e diversos pontos de contaminação dos rios que também são a fonte de água para consumo. De forma muito especial essa condição de relevo dificulta a implantação de sistemas integrados com tubulações.

A reunião (foto) foi de extrema importância pois reuniu em um só momento o Presidente da Associação de Moradores de Ponta Negra (Teteco), o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraty (Gibrail Rameck Jr.) e o Chefe da Reserva da Joatinga/INEA (Rodrigo Rocha), de forma que todos os tomadores de decisão puderam ao mesmo tempo apreciar a palestra muito bem realizada pelo Engenheiro Wilson Tadeu (EMBRAPA).

A tecnologia apresentada entrará em teste e pode significar uma alternativa para algumas comunidades de Paraty além de Ponta Negra.

É importante destacar que a EMBRAPA esteve voluntariamente presente em Paraty, sem custos, e doou um kit para a montagem de uma unidade teste. O projeto ainda conta com o importante apoio técnico do Instituto Trata Brasil, OSCIP que está a frente dos mais importantes movimentos em prol do saneamento no país.

O representante da prefeitura de Paraty, Gibrail Rameck Jr. reafirmou o empenho do governo no sentido de resolver a questão do saneamento e do tratamento de água o mais rápido possível, e da mesma forma buscar alternativas para outras comunidades do município. O compromisso com o saneamento e com o tratamento de água é antes de mais nada um compromisso com a saúde da população, cada real investido em saneamento significa quatro reais economizados no sistema de saúde.


Para conhecer mais sobre o Instituto Trata Brasil acesse o site: www.tratabrasil.org.br
Visite também: www.cairucu.org.br