Profissionais dos três setores se reuniram em uma atividade que estimulou a integração, a formação de parcerias e ações que possam beneficiar a educação no município. “A ideia do evento é conscientizar para as dificuldades que existem na educação. Uma boa educação é a chave para o desenvolvimento sustentável” ressaltou Markus Lehmann diretor do projeto.
Sobre a exposição interativa “Darwin no Tocorimé”
Centrada na origem da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, a exposição mostra a importância fundamental destes temas para a evolução e conservação da vida no planeta. Durante a visita ao Tocorimé, o publico é levado a refletir sobre a origem dos plásticos encontrados no mar e quais as conseqüências disso.
A exposição tem curadoria da bióloga Isabel Landim, do Museu de Zoologia da USP e é apresentada por educadores especialmente treinados que coordenam as atividades interativas a bordo. A mostra estará aberta gratuitamente em Paraty no mês de março, de segunda a quinta para escolas, e sábados e domingos para o público em geral.
Sobre o Tocorimé
A importância histórica do “Tocorimé Pamatojari”, que significa espírito aventureiro, vem desde a sua criação. O barco, maior navio veleiro de madeira do Brasil, foi construído na praia do Rio Tapajós, em Santarém, no Pará, por três holandeses e um canadense com ajuda de artesãos locais, que seguiram as tradições de construção dos barcos europeus do século XIX.
Após seis anos de trabalho, a embarcação estava pronta para se transformar numa plataforma de promoção e divulgação de projetos educativos e culturais. Atualmente, o Tocorimé percorre toda a costa brasileira difundindo conhecimento para estudantes, crianças e jovens de programas sociais e o público em geral de forma gratuita.
Nota © – Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso das fotos deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.com