A Agenda 21 de Paraty, representada por Domingos Oliveira e Markus Lehmann, reuniu-se na sede da Viva Rio com os coordenadores de Meio Ambiente e de Redes Sociais e Gestão, respectivamente Tião Santos e Osmar Vargas. Também participaram do encontro a subcoordenadora de Articulação de Redes da entidade, Nilmara Pedroso, e o jornalista do Folha do Litoral, Carlos Dei.
Domingos Oliveira abriu o encontro falando sobre as realizações e expectativas da Agenda 21 em relação ao plano de trabalho do novo governo municipal de Paraty. Foram exibidos vídeos do Passaporte Verde e seu lançamento, sobre as relações comunidade x instituições públicas e riqueza cultural de Paraty, entre outros.
Na reunião também discutiu-se a questão do Plano Diretor e Orçamento Participativo, como indicativos para um gerenciamento integrado dos recursos dos municípios, em favor das comunidades e da população como um todo.
Tião Santos mostrou-se receptivo à ideia da parceria, falou das experiências da Viva Rio nas áreas de saúde e segurança, observando que as metas de trabalho para este ano contemplam a coleta de óleo usado para reciclagem, deixando aberta a possibilidade da troca de experiências e estabelecimento de parcerias, bem como a ida de uma equipe da entidade a Paraty para uma reunião na qual falarão sobre a questão da segurança humana, apontando possíveis sugestões para serem colocadas em prática no município de Paraty.
Nesse foco da discussão, Osmar Vargas disse que é um desafio incomensurável pensar em um orçamento participativo no Rio de Janeiro, por exemplo, mas que nada impede de se tentar mudar a cultura atual. Ressaltou a importância de se estudar a possibilidade das parcerias com a Agenda 21 de Paraty, o que foi reafirmado por Tião Santos.
Markus Lehmann (executor da Plataforma Educacional Tocorimé) e IASEA (Instituto para Aprendizagem Social, Emocional e Ambiental) complementou fazendo um apanhado sobre o trabalho de educação ambiental desenvolvido por sua instituição junto às escolas e comunidades de Paraty, que têm buscado parcerias para viabilizar os transportes das crianças e adolescentes.