Home > Parceiros > Associação Cairuçu > Instalação Terra Fértil – Moda Mais Sustentável no Centro Social do Condomínio Laranjeiras vai até 14 de fevereiro

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Instalação Terra Fértil – Moda Mais Sustentável no Centro Social do Condomínio Laranjeiras vai até 14 de fevereiro

Com o objetivo de promover a ocupação de novos territórios e divulgar o Núcleo de Moda Cairuçu, a Instalação Terra Fértil – Moda Mais Sustentável foi criada e desenvolvida pensando na integração do homem com o espaço que o mesmo ocupa, para que possamos pensar e rever possibilidades de interações saudáveis.

A instalação, um projeto da Associação Cairuçu, poderá ser visitada no Centro Social do Condomínio Laranjeiras, na Vila Oratório, de 25 de Janeiro a 14 de Fevereiro de 2013.

A instalação é formada por elementos reciclados: Um totem construído com caixote de tomates e retalhos de outros tipos de madeira, a mesa, que leva uma máquina de costura antiga funcionando a motor, é de caixa de laranjas e pintada com tinta natural. O aspecto físico da instalação compõe um espaço com galhos secos descartados pela natureza que interage com artesanato local.

A instalação no Silo Cultural:

Bicos coloridos estão por toda parte também conhecido por estrela ou giramundo, produção realizada com papelão e retalhos de tecidos pela comunidade de Ponta Negra. Os manequins foram adquiridos numa reciclagem e restaurados.

A instalação mostra um conceito muito forte do Núcleo de Moda: ser mais sustentável. De forma simples são criadas e produzidas indumentárias através de muita pesquisa e troca no processo de formação de cada integrante do grupo, respeitando o que a cidade tem de melhor a nos oferecer e o que quer ser oferecido de melhor para o mundo, valorizando o trabalho manual, nossa cultura local e realizando em harmonia com a natureza.

Sobre os figurinos

Cada mulher recebeu um edital onde continha regra, uma delas era a escolha de um tema e uso de matériais alternativos. A proposta contribui para que elas pudessem trabalhar com mais liberdade e autonomia para aplicar o que aprenderam: modelagem, corte e costura, bordado entre outros.

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Moda Cairuçu é recente, criado em março de 2012, inaugurando suas atividades com sucesso e ótima aceitação do público, se moldando com o tempo. O grupo é formado por pessoas de diversas comunidades (Patrimônio, Novo Horizonte, Condado, Corisquinho, Trindade) e ainda abrange a comunidade de Camburi, Ubatuba.

Instalação Terra Fértil – Moda Mais Sustentável no Silo Cultural

Muita gente prestigiou a inauguração da Instalação Terra Fértil no Silo Cultural, localizado no Centro Histórico de Paraty. O evento mostrou uma montagem artística onde que cada integrante do núcleo desenvolveu uma peça exclusiva a partir de sua história de vida.

A instalação é resultado de um processo de pesquisa realizado  pelas mulheres do Núcleo de Moda no período de 2012 que resultou na criação de uma indumentária criativa, com identidade e uso de materiais alternativos. O núcleo então teve por meio desta instalação a oportunidade de projetar sua experiência ao longo de 2012.

Na decoração da ocupação não faltou criatividade e integração de trabalhos como os bicos do Artesanato da Comunidade de Ponta Negra, e os HQs de Valdinei Bastos, integrante do Grupo de Vídeo Cairuçu. Manequins reciclados uma linda mesa de máquina antiga de costura deram um ar de elegância ao espaço. “É uma abordagem transversal sobre diversos aspectos que envolvem as características próprias do sustentável e da moda”, disse a coordenadora Patrícia Fabricante.

Durante a solenidade de abertura da instalação, houve a apresentação do Músico Raphael Moreira, com seu exclusivo repertório paratiense. Nem a chuva torrencial foi capaz de impedir que o local ficasse absolutamente repleto de pessoas.

Entre os presentes estavam artistas, estudantes, pesquisadores, o secretário de Cultura da cidade, Ronaldo dos Santos, o representante da Secretária de Educação, Valdemir Ferreira, o adjunto da Secretaria de Turismo, Gabriel Ramos, e a produtora de eventos Mary Lacerda, representando o Paraty Eco Fashion.