Home > Atualidade > Arte & Cultura > Programa Azul Marinho formou sua primeira turma em Paraty

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Programa Azul Marinho formou sua primeira turma em Paraty

100 estudantes concluiram o ensino fundamental através do programa da Fundação Roberto Marinho, lançado em junho de 2011 e que levou escolaridade do 6º ao 9º ano a seis comunidades caiçaras: Praia do Calhaus, Pouso da Cajaíba, Saco Claro, Ponta da Joatinga, Praia Negra e Praia do Sono.

Estiveram presentes na formatura autoridades municipais, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; o secretário-geral da instituição, Hugo Barreto e a gerente geral de Educação, Vilma Guimarães.

Lançamento do programa em 2011

O programa Azul Marinho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Paraty e a Fundação Roberto Marinho, que utilizou a metodologia do Telecurso para jovens e adultos dessas localidades. No dia da formatura, o presente de Natal vai chegar mais cedo para os estudantes: eles vão receber o livro “Azul Marinho conta um conto” que traz textos deles próprios, além de ilustrações de Mariana Massarani.  Esta produção textual surgiu a partir da sugestão de uma das turmas, que queria registrar os contos e as lendas locais e a boa ideia virou um livro.

A organização geográfica de Paraty apresenta um território recortado, com diversas comunidades acessíveis apenas por barco e com até quatro horas de distância do Centro Histórico da cidade.  Justamente pelas dificuldades de acesso, os caiçaras, que são os moradores de zonas litorâneas, merecem ter a oportunidade de estudar em suas comunidades, sem se afastar de suas raízes. Eles não têm como se deslocar em barcos todos os dias. As mudanças da maré não permitem. O acesso à escolaridade foi o que o programa Azul Marinho proporcionou aos 100 jovens e adultos, que agora comemoram o início de uma nova vida.

O Azul Marinho também dá nome a um alimento típico dos caiçaras. É um prato rústico feito com bananas verdes e pirão. O peixe ideal para a elaboração do Azul Marinho é a garoupa, o robalo e a pescada amarela. O mesmo prato também pode ser feito com bagre, traíra, cará e cação. O nome do programa não poderia representar melhor os costumes e as tradições de um povo secular.

O Telecurso®

O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. Com aulas presenciais e à distância, o Telecurso® utiliza um material de apoio elaborado por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras, especialmente para o programa.

A organização curricular do Telecurso® é modular e sua metodologia, denominada Telessala, trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender. A Metodologia Telessala propicia a criação de um ambiente de aprendizagem, pesquisa, construção e criatividade no qual professores formados nela e apoiados por livros didáticos do Telecurso tornam-se dinamizadores do processo e os seus estudantes co-responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem.

O índice de aprovação do Telecurso®, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam os governos estaduais do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco e Minas Gerais a adotarem o programa como política pública de ensino. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso® foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Hoje, a tecnologia educacional Telecurso® (Metodologia Telessala™ e material didático) é reconhecida nacional e internacionalmente por promover a qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 32 mil salas de aula e beneficiado mais de 6 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC – 2010.