O Projeto Aves de Paraty apresentou-se dentro do Simpósio “Aves e Educação”, gerando grande curiosidade sobre nosso município e suas lindas aves. Projetos de birdwatching da Colômbia, Chile, Brasil e Argentina mostraram suas atividades, a literatura utilizada para diferentes idades e interesses, projetos com crianças, aves endêmicas e realizaram o processo de escolha da ave-símbolo da cidade de San Martín de los Andes, que acabou por ser a “bandurria austral”, a nossa “curicaca”, que vez ou outra passa por Paraty cidade também.
Já ouviu falar de San Martín de los Andes? É uma pequena cidade localizada à beira do lago Lácar no sul da Argentina, na província de Neuquén, região da Patagônia. Um lugar que de imediato encantou a Daniel Cywinski, Gestor da Associação Cairuçu, e Sylvia Junghähnel, Coordenadora do projeto Aves de Paraty, convidados pela Feira de Aves da América do Sul, para apresentar o projeto paratiense sobre Educação Ambiental e Observação de Aves na Mata Atlântica. O evento é realizado anualmente com a participação de aproximadamente 100 especialistas e birdwatchers do Cone Sul.
A Feira
San Martín de los Andes é deslumbrante: ar puro, montanhas lindas, vales verdes com flores amarelas por todo lado, céu azulíssimo. De muito diferente, apenas o clima: teve uma manhã em que foram registrados 4 graus celsius negativos… A temperatura nas salas de palestras e oficinas já era muito mais acalentadora, muitas informações foram mostradas sobre as aves nos diversos países da América do Sul. Houve notícias de Tim Appleton, um dos organizadores-fundadores da BirdFair Internacional, realizada há muitos anos na Inglaterra, com grande sucesso.
Veja fotos do evento:
Foram oferecidas oficinas sobre “Anilhamento de aves” com Rodrigo Araoz, “Gravação e usos de sons na natureza” com Juan Pablo Culasso, “Guias de Observadores de Aves” com Horácio Matarasso, Bruno Arantes, Leonardis e Sérgio Ocampo, “Desenho para Naturalistas” com Lorraine Green e “Fotografia da Natureza” com Daniel Gómez.
Sylvia Junghähnel: “Voltamos com a certeza de que divulgamos Paraty de forma extraordinária, expondo a beleza de suas aves e agora temos na bagagem novos contatos para intercâmbios e também mais ideias para dar continuidade ao projeto de forma participativa”.
Os embaixadores levaram ao evento um belíssimo trabalho gráfico em 3 línguas (português, espanhol e inglês) que mostra as belezas de Paraty e suas aves. No site do projeto é possível ver e baixar o novo folheto de divulgação: http://www.cairucu.org.br/avesdeparaty (esquina inferior direita, “Downloads”)
Mais informações no próximo encontro no CEIC – Centro de Educação Integral Cairuçu (Sede da Associação Cairuçu no Patrimônio), no dia 7 de dezembro, às 18h.