Ricos em formas e cores, os delicados trabalhos realizados pela comunidade caiçara servem como elemento de decoração. Cada peça é exclusiva, e utiliza como matéria prima linhas, tecidos coloridos e papelão. O artesanato pode ser adquirido no CEIC -Centro de Educação Integral da Associação Cairuçu, que fica no Trevo do Patrimônio, na BR 101 Rio-Santos, acesso à Trindade.
A produção de artesanato é uma ação de geração de renda da Associação de Moradores da Ponta Negra e a Associação Cairuçu com um grupo de homens e mulheres formado por 15 pessoas. A praia da Ponta Negra está localizada na Reserva da Juatinga, uma Unidade de Conservação do governo do estado do Rio de Janeiro. O acesso é feito de barco através do Condomínio Laranjeiras ou por trilha de 4 horas, a pé, partindo da Vila Oratório.
Veja fotos:
Ponta Negra é uma comunidade tipicamente caiçara onde não há energia elétrica e ainda é possível identificare consumir, de maneira quase única, diversos elementos e práticas culturais tradicionais, como a culinária caiçara, a casa de farinha e a pesca do cerco. No local há um grupo de pessoas que produzem uma forma de artesanato conhecida na região com o nome de “Bico”.
Visite www.cairucu.org.br