Home > Atualidade > Empresas > Projeto “Vivência Paraty” já tem chancela do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo 2014

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Projeto “Vivência Paraty” já tem chancela do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo 2014

O projeto, desenvolvido por Dax Goulart para o Paraty Convention, recebeu o diploma em Brasília, nas mãos do Sr. Delfim da Costa Almeida, Secretário Executivo do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (representando o Paraty CVB) na cerimônia de entrega da Chancela  do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014.

O Paraty CVB recebeu uma estatueta comemorativa

199 projetos foram inscritos, e as propostas atenderam a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: negócios, turismo e sociocultural. A seleção foi feita em duas etapas, ambas com caráter eliminatório: habilitação técnica e avaliação de mérito.

Sobre o “Vivência Paraty”


Pretende-se atingir com o projeto, em 2 anos, as principais agências e operadoras e também o mais importantes veículos de imprensa do Brasil e do mundo, trazendo profissionais especialmente selecionados.

O objetivo é proporcionar aos visitantes especializados, nacionais e internacionais, as vivências do Turismo Sustentável de Paraty, tendo como resultados a veiculação de matérias jornalísticas, o aumento da demanda turística e o fortalecimento da marca Brasil associada à sustentabilidade. Ao término do projeto serão produzidos 5.000 Show-Cases para divulgar no Brasil e no mundo essa vivência inédita.

Clique na imagem para ampliar

A ideia é agregar valor ao produto turístico com a inclusão de atrativos culturais ao Roteiro, ou seja, a música, a dança, as festas tradicionais, o artesanato, teatro, o modo de fazer, de ser, de viver, das cores, dos cheiros e dos sabores. Por exemplo: o visitante terá a oportunidade de participar de uma ciranda, ver a produção de cachaça, de farinha, a visitação de um cerco de pesca, etc.

O visitante será provocado a compreender que o desenvolvimento local pretendido, exposto à globalização, no longo prazo, será resultante direto da capacidade dos atores e da sociedade local em se estruturarem e se mobilizarem, com base nas suas potencialidades e suas matrizes econômicas e culturais, para definir e explorar suas prioridades e especificidades, buscando as competitividades num contexto de rápidas e profundas transformações.

O resultado em termos de posicionamento no mercado está caracterizado pelos atrativos turísticos que possam diferenciar Paraty (Brasil) dos demais destinos (do mundo) ao passo que também possibilitem a compreensão plena das características locais. Ou seja, os atrativos escolhidos ou desenvolvidos para integrarem o Roteiro do projeto “Vivência Paraty” são aqueles que podem diferenciar o destino e que ao mesmo tempo o caracteriza.

Portanto, quando será apresentado ao visitante profissional um prato da gastronomia sustentável, por exemplo, ali está sintetizado o modelo de desenvolvimento proposto para o turismo no mundo inteiro, pois no prato deve ter como ingredientes um palmito plantado e colhido em Paraty em bases agroecológicas ou frutos do mar oriundos da pesca artesanal fornecidos por uma comunidade caiçara, que o empreendimento é carbono compensado, que todo o óleo utilizado será coletado e transformado em biodiesel.

Este é o principal resultado a ser esperado pelo projeto: a mudança da cultura do modo de produzir e do padrão de consumir. Além dos resultados esperados com a execução do projeto, como por exemplo, a veiculação espontânea de matérias jornalísticas que retratem o turismo sustentável em Paraty e o aumento da venda do destino nas agências e operadoras em virtude da ampliação do conhecimento sobre o destino e o seu comprometimento com a sustentabilidade.