O evento foi organizado pelo experiente educador e observador de aves Carlos Rizzo. Os participantes da Associação Cairuçu aproveitaram a ocasião para conhecer quatro espaços de observação de aves no município vizinho de Paraty.
Eles visitaram por exemplo o Centro de Observação de Aves do Cambucá, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e único neste âmbito no Brasil. Ali se encantaram com o voo da tesourinha, ave migratória que vem de Rondônia e agora está chegando a esta região. Também foram conhecer os beija-flores na casa do simpático Sr. Jonas.
Hora de almoço? Hora de ir encontrar o pessoal mais do que simpático da Promata
Promata é uma associação de base comunitária no Sertão da Quina em Ubatuba, que se encontra em fase de formação e desenvolvimento, tendo como objetivo a promoção de atividades sustentáveis para a garantia da identidade cultural dos povos, do desenvolvimento socioeconômico e da preservação do meio ambiente.
Buscando de forma conjunta a promoção e o resgate do etnoconhecimento (conhecimento nativo), etnoproteção (proteção tradicional do espaço socioeconômico e ambiental) através das atividades culturais, religiosas, históricas, gastronômicas, tradicionais e sócio ambientais, educacionais e de pesquisa. Mais informações: http://www.facebook.com/a.promata
As fotos já dizem tudo: tudo de bom, comida caipira saborosíssima, feito no fogão a lenha, alegria total, novas amizades! Na volta, o grupo da Associação Cairuçu passou pelo Itamambuca Eco Resort para conhecer a ótima infra-estrutura de atendimento aos observadores de aves.
Foi um fantástico domingo com amigos novos e muitíssimas aves avistadas, para começar bem o Big Week http://www.facebook.com/events/271450452972084/, evento de contagem de espécies de aves de iniciativa do Carlos Rizzo. Teve participante que viu 28, 76 ou até 100 espécies… O importante é começar! Os participantes voltaram bastante motivados e com ótimas ideias a implantar aqui em Paraty.
Visite www.avesdeparaty.org.br – www.cairucu.org.br