Plantio simbólico de árvores da Mata Atlântica e caminhada nas trilhas foram algumas das ações realizadas no bairro Portal das Artes, no terreno junto à sede a APA Cairuçu/ICMBio, com o objetivo de sensibilizar à comunidade para que se aproprie desse projeto e assuma a gestão da área. Os moradores criaram a “Comissão Pró Jardim Botânico de Paraty”, que vem se reunindo periodicamente no Auditório da APA Cairuçu.
Confira fotos da apresentação:
Ao longo dos anos, os gestores do antigo IBAMA – hoje ICMBio – que ocupam a área participaram da elaboração de um projeto de Jardim Botânico para o local, tendo plantado diversas espécies da Mata Atlântica e de outros biomas nacionais, com mudas doadas pela Flora Paraty e pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O terreno é uma área pública do loteamento do bairro, originalmente destinada à recreação e estruturas institucionais.
Para se tornar um Jardim Botânico, em primeiro lugar é preciso regularizar a destinação da área para esse fim, junto à Prefeitura Municipal de Paraty. Em seguida, deve ser criada uma entidade para a gestão do Jardim Botânico – como uma associação, fundação ou OSCIP, por exemplo – e somente então buscar a certificação, conferida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro segundo o atendimento a critérios técnicos.
Incentivados pela atual gestão da APA Cairuçu, os moradores vem se reunindo com o objetivo de retomar e tirar do papel o projeto de implantação do Jardim Botânico de Paraty. Atualmente, a área já dispõe de trilhas por entre as diversas coleções florestais que foram cultivadas ao longo dos anos. A equipe da APA Cairuçu recebe escolas e visitantes no local, promovendo trabalhos de educação ambiental ao ar livre.
A ideia é que a comunidade se aproprie desse projeto e assuma a gestão da área, já que atualmente não é competência institucional do ICMBio administrar Jardins Botânicos. Com este objetivo, os moradores criaram a “Comissão Pró Jardim Botânico de Paraty”, que vem se reunindo periodicamente no Auditório da APA Cairuçu.