Com apoio da Associação Cairuçu, o II Concurso de Fotografia dos alunos das escolas municipais de Paraty tem como tema a problemática do lixo nas comunidades de Paraty. As 24 melhores fotos produzidas para o concurso formaram a exposição intitulada “O lixo é nosso”, inaugurada no dia 11/09/2012, sendo aberta ao público até dia 30/09/2012, na Secretaria de Cultura de Paraty.

Alunos de Paraty visitam a exposição
A exposição integra o roteiro do evento Paraty em Foco, e teve a participação do fotógrafo Giancarlo Micarelli da Galeria Zoom, como curador da exposição. Os alunos que participaram do evento tiverem oficinas de fotografias com fotógrafos parceiros do projeto: Wouter Verbeiren, Giancarlo Micarelli, Gilmara Kiria Rocha, Catarina Espósito Cruz, Samara Felipo e Valdemir Ferreira.
Na cerimônia de abertura da exposição, um júri – formado por personalidades da área cultural e ambiental de Paraty e de SP – elegeu as três melhores fotografias, cujos autores ganharão prêmios – uma câmera digital para o primeiro colocado, um celular para o segundo e um aparelho de som para o terceiro lugar. Foi sorteada também uma câmera digital para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O concurso tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Paraty, Instituto Brasil Solidário, Associação Cairuçu, Casa Azul, Galeria Zoom, Solução e Imagem, Marupiara, Como uma Flor, Marcenaria do Ló e Restaurante do Turquinho. “Cada uma dessas instituições apoiou alguma parte do processo educativo que levou aos nossos alunos a oportunidade de desenvolverem um olhar crítico sobre o problema do lixo em suas comunidades”, explicam as professoras do DEA. envolvidas no projeto.
“O DEA agradece às pessoas e instituições que apoiaram, parabenizam os alunos que produziram fotos belíssimas, mas acima de tudo reconhecem o trabalho dos professores, que aceitam novos desafios e abraçam os projetos de educação ambiental ”.
Equipe do DEA
Professoras: Leila Franco, Tânia de Paula Avelar e Marcelita Cruz