Home > Editoriais > Destaques > Festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Paraty – Programação religiosa

Festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Paraty – Programação religiosa

De 30 de agosto a 08 de setembro, haverá missas, ladainhas e procissões. São montadas dezenas de barracas de comidas e bebidas em volta da Igreja Matriz, para onde a população se dirige após as celebrações. O tema da festa em 2012 é “Não tenhas medo de receber Maria, o que Nela foi gerado vem do Espírito Santo”

Missa na Igreja Matriz de Paraty

A devoção a padroeira de Paraty foi introduzida em Portugal por religiosos franceses da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade, que estiveram em Lisboa no início do século XIII. A finalidade desta Ordem era a Redenção dos cativos no oriente e sua padroeira era Nossa Senhora dos Remédios. Esta confraria se espalhou pela Europa, especialmente na Península Ibérica. Até o século XVIII já havia libertado 900.000 prisioneiros.

Os irmãos da Santíssima Trindade trouxeram para o Brasil a mesma devoção, erguendo capelas em sua honra em várias províncias do Nordeste e nas regiões barrocas de Minas Gerais. No entanto, os santuários mais famosos se encontram em Paraty, São Paulo e Fernando de Noronha.

Confira a programação religiosa AQUI