Segundo a Idear Produção, a ausência de patrocinador privado que complemente a importância necessária à realização do II Festival de Choro e Samba em Paraty (pese ao apoio institucional e financeiro disponibilizado pela prefeitura) motivou o cancelamento do evento. Após uma reunião entre a Produtora e a prefeitura, decidiu-se que o melhor seria transferir para o mês de outubro do que cancelar.

Choro e Samba edição 2011
Clique AQUI para visualizar a nota
Veja a transcrição completa da nota:
Belo Horizonte, 10 de Julho de 2012
Ilmo. Sr. Jose Carlos Porto Neto
DD Prefeito de Paraty, RJ
Ref. II Festival de Choro e Samba em Paraty
Senhor,
Em face da ausência de patrocinador privado, disposto a realizar aporte de recursos financeiros incentivados suficientes para complementar a importância necessária à realização do II Festival de Choro e Samba em Paraty, previsto no calendário turístico da cidade para ser realizado nos dias 27/28/29 de Julho de 2012, temos, como produtores do evento, a obrigação moral de comunicar a Vs. Sas. que, lamentavelmente, não existem condições econômicas para sua execução à altura dos demais realizados nesta cidade.
Desta forma, em que pese todo o apoio institucional e financeiro disponibilizado por Vs. Sa. para a realização deste evento, tão caro a todos nós, a somatória dos recursos obtidos é insuficiente para tal.
Declaramos portanto, para todos os fins de direito, a nossa desistência de promovê-lo neste ano de 2012.
Assim, agradecemos o empenho de Vs. Sa. bem como do Sr. Secretário de Cultura do Município, mas, do nosso ponto de vista, não existem condições para sua concretização, da forma idealizada.
Atenciosamente,
IDEAR PRODUÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA LTDA.
Paulo Roberto Dias Ramos