
Beija-flor-rajado (filhote) - Foto: Sylvia Junghähnel
Realizado ao ar livre, a Avistar é uma celebração da natureza e de sua conservação e conhecimento e concretiza-se em 4 eixos principais: Congresso, Feira, Avistar Infantil e Arte Naturalista, além do tradicional Concurso Avistar de Fotografia.
O Congresso Avistar conta com palestrantes internacionais, ornitólogos, birdwatchers e consagrados fotógrafos, entre outros, e oferece dezenas de palestras e oficinas. Avistar é também criado pela própria comunidade, com painéis e apresentações dos mais interessantes temas e estudos sobre as aves brasileiras… e muito mais!

Pica-pau-da-banda-branca / Foto: Sylvia Junghähnel
Desde janeiro de 2012 o projeto Aves de Paraty visa estruturar o Turismo de Observação de Aves de Base Comunitária na nossa região.
Neste primeiro ano, um grupo de observadores de aves que moram no município, está criando um banco de dados, ou seja, fazendo um levantamento das espécies encontradas na região, mapeamento dos locais aptos para o birdwatching e também das pousadas especializadas no atendimento a turistas observadores de aves. A boa notícia é que já foram registradas 422 espécies, sendo 64 endêmicas.

Sabiá laranjeira ou nome regional: sabiá galinha - Foto: Sylvia Junghähnel
A birdlist está online: http://www.projetoaves.com.br/birdlist/doku.php?id=paraty:bird_list
Mais informações: http://www.avistarbrasil.com.br/joomla/
Site da Associação Cairuçu: http://www.cairucu.org.br