Pesquisadores, estudantes, professores, profissionais liberais e gestores públicos se encontrarão em três mega pavilhões montados no Centro Histórico. Por 72 horas ininterruptas serão mostradas dezenas de atividades interativas e digitais ligadas a novas tecnologias, inovação e empreendedorismo.
O conteúdo abrangerá as mais diversas áreas como alimentação, aplicativos, ciências, cultura, sustentabilidade, comércio, educação, turismo. Serão instalados hubs e pavilhões na Praça da Matriz, Praça do Chafariz, Cais do Porto, Pontal, Patitiba, Ilha das Cobras e Parque da Mangueira, o que permitirá um grande número de acesso e participantes.
Na Praça da Matriz estará instalado o Digiplaco: Multipalco digital e interativo, espaço de arte, cultura e festa, com as mais recentes tecnologias digitais e interativas de áudio, vídeo e iluminação. Será um ponto de encontro e diversão para o público em geral e terá, ainda, shows com músicos, DJs e artistas nacionais e internacionais.
Após a primeira edição de 2012 em Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, o Festival Virada Digital se transforma na Caravana Digital e, de junho de 2012 a abril de 2013, visitará mensalmente cada uma das 12 cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Ao chegar ao Rio de Janeiro a Caravana Digital inaugura a segunda edição do Festival Virada Digital, que acontecerá na cidade do Rio em maio de 2013.
Terminada a segunda edição do festival no Rio de Janeiro a Caravana Digital segue novamente para uma maratona pelo Brasil, até maio de 2014, quando acontece a terceira edição do Festival Virada Digital, simultaneamente nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador.
O festival vai promover o debate e o compartilhamento de conhecimentos em 16 áreas de conteúdos, divulgando a criatividade e o empreendedorismo e fortalecendo o fomento de novas tecnologias voltadas à produção sustentável de bens e serviços para a população brasileira.