O registro de 415 aves, sendo 62 espécies endêmicas, já está disponível na Internet! O Projeto Aves de Paraty é uma realização da Associação Cairuçu, com a coordenação de Sylvia Junghahnel.

A lista foi feita com base na pesquisa do observador de aves canadense Peter Browne, publicada em 2005, compilando listas de outros observadores de aves e ornitólogos que estiveram por aqui antes. Depois foram acrescentadas espécies registradas no site da wikiaves, um estudo feito na Pousada Bromélias, na Graúna, e levantamentos feitos por Valéria Ornellas, ornitóloga especializada em aves marinhas.
A elaboração da lista, feita com a sintaxe wiki, só foi possível com o apoio do Carlos Rizzo e, em especial, do Dimitri Matoszko, administrador do site do Projeto Aves. Depois que se entende a sintaxe wiki, é até muito divertido fazê-la.
Um grupo de observadores de aves está se empenhando em ver como funcionam estas BIRDLISTS (listas de aves), como podemos ir construindo a nossa por aqui, acrescentando novas espécies avistadas no município e também detalhes. De qualquer forma o site é colaborativo, se você viu uma ave que ainda não está na lista, basta contatar um dos administradores da lista, embaixo no próprio site, que será averiguado e a espécie poderá ser acrescentada à lista.
Agende:
No dia 16/04, às 18h, no CEIC – Centro de Educação Integral Cairuçu, na sede da Associação Cairuçu no Patrimônio, Carlos Rizzo e Patricia Maciel, de Ubatuba, apresentarão uma palestra sobre as Atualidades em Ubatuba; e de 17 a 20 de maio se realiza a AVISTAR, renomado Encontro Nacional de Observadores de Aves em São Paulo, onde também o projeto AVES DE PARATY será apresentado. Maiores detalhes ainda serão anunciados.
Saiba mais: http://www.avistarbrasil.com.br/joomla/