A partir de 2012 o Projeto Café da Manhã de Ponta Negra deixa de ser uma ação da Associação Cairuçu pra tornar-se um projeto da comunidade local. Esta mudança foi gestada durante o ano de 2011 junto com três mães da comunidade.
Roseni dos Santos, Josiana Costa e Simone Ramos dos Santos são as novas gestoras do projeto que ocorre em parceria com a Associação de Moradores da Ponta Negra e que atende aproximadamente 60 crianças e adolescentes de segunda até sexta-feira.
O projeto, que nasceu da constatação realizada pelo serviço médico local de que as crianças e adolescentes de Ponta Negra eram acometidos de anemia ferropriva, fornece uma alimentação equilibrada com café e leite, frutas e pão enriquecido com a multimistura fornecida pela Pastoral da Criança da Igreja Católica, que ajuda no combate à desnutrição infantil.
Em dois anos do projeto já é possível ver resultados na saúde dos pequenos moradores de Ponta Negra o que demonstra que com baixo custo é possível combater o problema da desnutrição infantil no Brasil.
Os próximos passos serão definidos ainda nos meses de fevereiro e março e devem visar à formação das mães envolvidas no projeto com outras instituições que trabalham com orientação sobre alimentação cotidiana de baixo custo e compatível com a realidade das populações envolvidas e que estimulam mães a utilizarem medidas de higiene básica, principalmente nos cuidados diários com as crianças.
Visite www.cairucu.org.br