Home > Atualidade > Destaques > Mobilidade urbana em Paraty e Angra: pedalando com U-Biker

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Mobilidade urbana em Paraty e Angra: pedalando com U-Biker

Depois de fazer o Litoral Norte contra o vento, em seis dias de bicicleta, virei de lado e ventei para Paraty de carro mesmo. As dores nas costas e a chuva de Janeiro me convenceram a ir como todo mundo, sem olhar  lentamente a progressão da estrada, como a bike permite. Fui bem devagar, mas não é nem de longe parecido.

Pedalar nas pedras só para iniciados na cidade

Parei em Angra dos Reis para ver aquele drama de mobilidade urbana. É uma cidade necessitando respirar, principalmente no centro nervoso. As ruas são cheias como no centro do Rio, estacionamento a dez reais. Tem um gratuito, gigantesco, que lota por volta das dez da manhã.

Ônibus para todo lado, da mesma empresa. Ciclovia apenas entre a Escola Naval e o Centro, pelo menos, bem feita. É uma caso para a Veli Mobi, a quem U-Biker vai pedir ajuda para tentar uma aproximação com o poder municipal de Angra. Bati na porta mas não houve resposta.

Depois Paraty, para nós, para o Surto Criativo, para mergulhar, para conhecer o Caminho do Ouro, para comer muito bem, para tomar cachaça tocando violão na beira da praça de 300 anos. A cidade é um desses umbigos do Brasil, como Cabrália, Olinda, Ouro Preto. Para quem gosta de história, grandes eventos, folclore, música ao vivo, bicicletas e vida tranquila. É o paraíso, ou Paratyso.

É claro que não vi muito do que não gosto, tenho a vista treinada para desviar de problemas que não posso resolver. Paraty, dentro do Rio, dentro do Brasil, tem algum deles. Mas a questão da bicicleta na cidade está mais para frente que para o atraso (a)normal nas cidades médias e pequenas. E muito além de Angra.

Paraty tem um ciclovia que liga a zona rural à cidade. E tem nas obras recentes a construção lateral de ciclovias. O grande evento da cidade, a FLIP, trouxe o David Byrne, grande ciclista de Nova York que por acaso é músico do Talking Heads. Deve ter causado algum efeito nas autoridades, para quem sabe refazer esse esforço iniciado no último milênio.

Ciclovia fora da cidade em direção ao centro

Mas é pouco para a quantidade de bicicletas, pelo grande uso que se faz por trabalhadores, pela aptidão da cidade plana e pela vocação dos moradores que gostam da magrela.

A verdade é que a cultura da bicicleta vai chegar em Paraty em breve. Não sei quando em 2012, mas já tem um projeto a ser sugerido pelo U-Biker aos amigos novos que ele fez na cidade. Onde o Gógol vai tocar dias, 2,3 e 4 de março, no restaurante da Gina, do Centro Histórico.

Meus agradecimentos ao Marcos Marques, do PC do B, que me apresentou metade da cidade. Ao Ernesto López que me apresentou a outra metade, conectada no site dele, ParatyOnLine. E à dona Zilda, que não está no Canadá, e para a sorte dela vive em Paraty, onde aluga quartos para visitantes como U-Biker.

Veja mais fotos no Facebook – Alex Gomes

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*